Palavras Pela Vida: Ação levou mensagens e orientações de prevenção ao suicídio
![]() |
O projeto de iniciativa da Deputada Joana Darc (PL) mobilizou pessoas que passavam pela rotatória do Eldorado nesta sexta-feira |
Para fechar o mês de setembro, mês de Combate e prevenção ao suicídio, a deputada estadual Joana Darc (PL) realizou na tarde desta sexta-feira (27) ação do projeto “Palavras Pela Vida” (PPV) com o objetivo de levar mensagens de conscientização e valorização da vida, além de contribuir para prevenção ao suicídio. A ação aconteceu na rotatória do Eldorado, localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque 10 de Novembro.
O projeto da parlamentar também deixou mensagens de orientação às pessoas sobre como procurar ajuda em caso de depressão. Para a parlamentar o assunto trata-se de um grave problema de saúde pública. “Precisamos falar sobre as doenças e situações que levam ao suicídio. Precisamos olhar com mais atenção para este problema que está dominando, adolescentes, jovens, adultos. Ações como esta são apenas uma gota, mas se todos compreenderem e fizerem sua parte, não julgando ou condenando, apenas ouvindo e compreendendo, já estaremos ajudando muito mais”, enfatizou a Joana Darc.
Plano Estadual de Combate ao Suicídio
E para contribuir mais com a causa, Joana Darc protocolou neste mês o projeto de lei nº 577 que institui o Plano Estadual de Combate ao Suicídio que tem por objetivo identificar possíveis sintomas; tratar o transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas; e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, minimizando a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio.
Dados sobre suicídio
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio. Segundo o estudo, a taxa maior está entre jovens entre 10 e 19 anos que aumentou 24% nas seis maiores cidades brasileiras. O Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade. No Amazonas só de janeiro a Abril deste ano, 30 pessoas já haviam tirado a própria vida.
Nenhum comentário