Arthur contrata empresa nova de Durango Duarte por R$ 19 milhões, em plena crise do coronavírus
O prefeito Arthur Neto (PSDB) acaba de contratar, por R$ 19 milhões anuais, a Agência de Interatividade e Marketing, do empresário Durango Duarte, para monitorar as redes sociais e desenvolver peças digitais. O termo de contrato 002/2020 foi assinado no dia 3 de março e publicado no Diário Oficial do Município na última quarta-feira (18), no meio da crise de saúde pública provocada pela chegada do novo coronavírus ao Brasil.
A Prefeitura de Manaus já gasta algo em torno de R$ 130 milhões por ano com publicidade e propaganda e tem três das melhores agências de publicidade da cidade contratadas para este fim – Tape, Mene&Money e Digital. Curiosamente, todas atendem a clientes privados com serviços de monitoramento de redes sociais e desenvolvimento de peças de publicidade digitais.
O contrato tem a duração de 12 meses, mas o prefeito tem apenas mais nove meses de mandato. Por lei, não poderia deixar despesas para o sucessor.
Durango Duarte tem um histórico de transações com o poder público. Na administração do ex-governador e hoje senador Omar Aziz (PSD), ele foi gestor informal da comunicação. Era o responsável por despachar com o secretário de Fazenda, liberando os recursos destinados aos veículos de comunicação e agências de publicidade. Chegou a influenciar também na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, a partir de 2013.
O empresário surgiu para o mercado como dono do Instituto de Pesquisas Perspectiva, que funcionou a pleno vapor até 2014. Até ali, ele jactava-se de ser uma espécie de “bruxo das pesquisas”, mas naquele ano cometeu erros crassos nos levantamentos, o que o levou a abortar a empresa e cria a Pesquisa365, que durou apenas até 2018, sem muito sucesso. Desde o ano passado, passou a operar com a empresa Imarketing.
Em 2018 aventurou-se como marqueteiro do amigo Omar Aziz, colega de militância estudantil no PC do B, na década de 80. Não obteve sucesso. O candidato teve pífios 8% dos votos.
Atualmente, o empresário mantém o instituto de pesquisa, um blog e esta nova empresa, entre outros negócios. Costuma circular com desenvoltura nos bastidores da política amazonense, sempre oferecendo serviços nada baratos.
Conseguiu agora, no apagar das luzes da administração Arthur Neto – e talvez no momento mais inoportuno – seu mais vistoso contrato com a administração pública, oferecendo um serviço que a própria Secretaria Municipal de Comunicação diz no seu site que seus jornalistas faziam com competência.
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