População volta a frequentar parques do Prosamim - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

População volta a frequentar parques do Prosamim


Espaços com iluminação pública em LED, quadras poliesportivas, pistas de caminhada e de skate, ciclovias, áreas verde e de convívio social revitalizadas são atrativos para o retorno de famílias aos parques urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Esses equipamentos públicos estão em fase final de reforma, conforme determinação do Governo do Estado. 

A reforma dos espaços construídos há pelo menos uma década foi anunciada, em 2019, pelo governador Wilson Lima. A finalidade da medida era reverter a situação em que se encontravam devido ao desgaste por conta do tempo, falta de manutenção periódica, mau uso e, inclusive, a ações de vandalismo e práticas de violência, como roubos e furtos.


No total, sete parques estão sendo contemplados com reformas, que já estão beneficiando a população do entorno dessas áreas, com a entrega de alguns trechos dos espaços. Em todos eles, o serviço de reforma está em fase final.

O aposentado Nelson Azevedo, 58, afirmou que as famílias do entorno da avenida Beira Rio, via que corta os bairros do Educandos, Santa Luzia e Morro da Liberdade, não frequentavam mais o calçadão construído pelo Prosamim.


As famílias não frequentavam mais o calçadão devido aos espaços estarem escuros porque os fios de iluminação pública foram furtados. As quadras escuras foram deixando de ser frequentadas e aos poucos, o espaço foi sendo tomado por usuários de droga e delinquentes. A única área que ainda recebia grupos de jovens era a pista de skate que, mesmo necessitando de alguns reparos, era frequentada”, recorda.  

Nelson comenta que, há muito tempo, não se via todos os postes de iluminação pública do espaço com as luzes acesas e tantas pessoas nas quadras e no calçadão. “Você observa famílias com crianças, todas as quadras ocupadas, uns jogando futebol de areia e outros futsal, e ainda tem gente fazendo funcional e jogando vôlei”, destaca o morador, o qual disse estar muito satisfeito com a revitalização do espaço.

A estudante de enfermagem, Isabela Novaes, 31, moradora da rua Major Gabriel, afirma que a reforma do parque Paulo Jacob ficou muito bonita e que a decisão de cercar o parque e estabelecer horário limite de funcionamento é positiva. “Eu achei ótimo o parque cercado e com a possibilidade de fechar o espaço porque, durante a madrugada, o parque era tomado por usuários de drogas e vândalos. Nós dormíamos com o parque de um jeito e quando acordávamos, estava tudo pichado, eu sei porque atravessava o parque todos os dias”, destacou a estudante.  


Parques tradicionais - Os parques urbanos Paulo Jacob, localizado na rua igarapé de Manaus, no centro da cidade, assim como a raça pública Elza Simões, vizinha ao parque Jefferson Peres, na avenida Sete de Setembro, já tiveram suas obras concluídas e foram reinaugurados pelo governador Wilson Lima. Estes espaços revitalizados estão fechados devido às medidas de combate à Covid-19.

Governo corrige passivo histórico -  O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que o Governo do Estado, liderado pelo governador Wilson Lima, vem corrigindo dois passivos históricos do Prosamim com a reforma dos parques. 

O Prosamim, durante seus quase 15 anos de existência, contemplou a cidade com grandes residenciais, sistemas de esgotamento sanitário, grandes obras de infraestrutura, mobilidade urbana e seus tradicionais parques urbanos e praças. Só que o programa construiu as áreas, não fez o repasse desses espaços para a administração municipal, ocasionando a falta de manutenção periódica, como ações de limpeza e reparo nos equipamentos públicos que, com o passar do tempo, naturalmente vão precisando”, explicou Campêlo.

O coordenador reitera que as reformas desses espaços eram necessárias para fazer o repasse dessas áreas ao Poder Municipal. “Por determinação do governador Wilson Lima, fomos em busca de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para reformarmos os sete parques urbanos e finalmente, repassarmos a responsabilidade da manutenção dessas áreas para a prefeitura da cidade. Formalizamos uma série de parcerias institucionais com órgãos municipais, a fim de auxiliarmos essas secretarias com a estrutura necessária para manterem a administração desses parques e praças”, finalizou.   


Fotos: Tiago Corrêa/UGPE


Nenhum comentário