Rosa dos Anjos lança sua pré-candidatura à vereadora da cidade de Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Rosa dos Anjos lança sua pré-candidatura à vereadora da cidade de Manaus


Aconteceu nesta quarta-feira (29/07), no Centro de Convenções do Juma Ópera Hotel, localizado na área central da capital amazonense, o lançamento da pré-campanha à vereadora da cidade de Manaus, da artista visual Rosa dos Anjos. Filiada ao Partido Verde – PV, a pré-candidata recebeu a imprensa para apresentar sua trajetória, entrelaçada de grandes realizações, mas que é destacada principalmente pelas conquistas de benefícios para a coletividade e para a sociedade.

A vida e a obra de Rosa dos Anjos sempre estão diretamente ligadas a fatos que se relacionam com arte, cultura e meio ambiente, tendo como seus principais pilares, a sustentabilidade, a economia criativa e o conhecimento compartilhado. 


Sua fala e seu vídeo apresentado, deixa evidente que por onde Rosa dos Anjos passa, seja no Brasil ou no exterior, sempre levando consigo a bandeira de Manaus e do Amazonas, a artista faz estrondar e ecoar a beleza e a nobreza da Arte e da Cultura. Muito mais que seu ofício, a Artista Visual é apaixonada por essa missão de transformar a vida das pessoas, cumprindo um papel social, ambiental, econômico e cultural, e certamente, tem as condições necessárias para ser um agente transformador da sociedade através de seu mandato na Câmara de Vereadores de Manaus, trazendo a representatividade e ressignificando o papel da mulher na política em Manaus.


Os olhos do mundo estão voltados para a nossa cidade. Manaus tem a aptidão natural para receber pessoas de todas as partes, seja para morar ou para visitar. Manaus tem todos os pré-requisitos para ser uma cidade mais justa, com mais oportunidades para nossa gente e com menos desigualdade social. Acredito que temos muito a fazer, e eu estou disposta a continuar contribuindo com  a sociedade, mas desta vez, dentro do parlamento municipal, desempenhando o importante papel de fiscalizar, mas principalmente de criar mecanismos que transforme o cotidiano de nossa cidade e melhore a vida das pessoas que aqui moram”, expõe a pré-candidata Rosa dos Anjos.

Quem é Rosa dos Anjos?

Artista conhecida nacional e internacionalmente, representou a cultura e a arte da Amazônia em diversos eventos internacionais na África do Sul, Suíça, Espanha, Itália, Portugal, França, Panamá e Cuba. 

Em Manaus, suas obras estão em diversas partes da cidade, como por exemplo, a escultura da Onça – Pintada do CIGS e o banco em formato de folha no Parque do Mindú.

Sua tela intitulada “Voo da Paz”, foi entregue em mãos ao Papa Francisco, e hoje faz parte do acervo oficial do Vaticano.


Rosa dos Anjos, acompanhada de outros artistas e amigos, foi a artista que iniciou a reivindicação da manutenção e restauração da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, indicada pela Justiça Federal como representante de fiscalização da sociedade civil.

Desde 2017, a artista visual realiza a construção da árvore de natal, ponto de intersecção da Avenida Max Teixeira com Torquato Tapajós, acesso ao Bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, que recebe sua assinatura, idealizada e construída com materiais recicláveis – garrafas Pet –, envolvendo associações e cooperativas de Coleta Seletiva, gerando renda, e alertando a sociedade e o Poder Público sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Foi reivindicação de Rosa dos Anjos junto à Prefeitura de Manaus, que os grafiteiros locais fossem reconhecidos e valorizados que fosse cedido espaços públicos para que eles pudessem expor sua arte.
Em outras partes do Brasil, projetou e construiu parques temáticos em Maringá e São José dos Pinhas, ambas cidades do Paraná, com esculturas em cimento armado da fauna e flora amazônica. Em Chaves, no Pará, fez dezenas de escultura com árvores e raízes trazidas até a orla da cidade através da pororoca. No interior da cidade do Amazonas, tem obras em cimento armado em Tefé, Coari e Caapiranga.

Rosa dos Anjos, sempre fez seus trabalhos com contrapartidas sociais, utilizando mão de obra local, ensinando o ofício das artes na comunidade onde são realizados seus trabalhos, dando palestras sobre empreendedorismo e deixando um legado com uma mensagem de educação e respeito ao próximo e ao meio ambiente.

Foi Delegada de Cultura, representando os artistas do Estado do Amazonas junto ao Ministério da Cultura e também foi eleita e empossada em 2015, Conselheira Municipal de Cultura, fato que resultou na assinatura da Lei Municipal de Incentivo à Cultura em Manaus.

Rosa dos Anjos é premiada no Brasil e em outras partes do mundo pela relevância de seu trabalho e defesa do meio ambiente pelo Poder Público, por instituições respeitadas e reconhecidas, inclusive pelas Forças Armadas do Brasil, com medalhas e honrarias.
Realizou exposição em Manaus e em São Paulo, com obras de mais de 70 artistas locais, tendo uma obra sua integrada ao Museu do Tietê, onde também recebeu homenagem.

Idealizou e fez acontecer os projetos “Pintura ao vivo no Largo”, “Arte em Movimento” e “Manaus das Artes”, proporcionando aos novos talentos oportunidade de visibilidade e inclusão na economia da cultura.
Sua fotografia de crianças brincando na fonte de água em frente ao Parque do Mindú, serviu de alerta ao Poder Público, revelando e colocando em discussão a falta de espaços públicos de lazer na cidade de Manaus.
Rosa dos Anjos recebeu homenagem da Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI Moacir Andrade, com mais de 250 crianças, que fizeram uma releitura da escultura onça-pintada do CIGS, através de pintura em tela.


Nenhum comentário