Governo do Amazonas divulga resultado do Programa Ciência na Escola
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| Programa da Fapeam teve 600 projetos aprovados em sua edição 2020 |
Um total de 600 projetos submetidos por professores da capital e do interior do
Amazonas foi aprovado na edição 2020 do Programa Ciência na Escola (PCE). O
anúncio do resultado final do Edital nº 001/2020 foi feito nesta sexta-feira
(07/08), durante live transmitida no canal do YouTube da Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Pioneiro no país, o PCE é uma ação criada pela Fapeam desenvolvida em parceria
com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de
Educação (Semed). O programa é direcionado à participação de professores e
estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em
projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.
Lançada no mês de fevereiro deste ano, a edição 2020 do PCE recebeu número
recorde de propostas. Foram 912 projetos inscritos de 38 municípios do
Amazonas, representando um aumento de 22% em relação à edição de 2019.
Durante o anúncio, a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, enfatizou
que o PCE é um programa com um grande diferencial para a educação básica do
Amazonas.
“O PCE é muito especial para Fapeam, porque ele é direcionado para a educação
básica. É um programa que conta com professores e estudantes que têm a
oportunidade de se aproximarem da pesquisa científica e da pesquisa
tecnológica, propiciando benefícios não só para o ensino, mas também para seus
atores e para a comunidade, além de ser um meio que os leva a valorizar
exatamente isso, a educação, a ciência, a tecnologia e inovação”, pontuou.
Para o secretário estadual de Educação e Desporto, Luis Fabian Barbosa, a
educação inovadora é aquela que foca no desenvolvimento das habilidades e
competências do século XXI.
“Dentre essas habilidades está a de solucionar problemas, informar nosso aluno
sobre o método científico; isso nos ajuda muito no desenvolvimento dessa
habilidade. A Fapeam, por meio do PCE, tem sido uma grande aliada para a
implementação de uma nova educação na rede estadual de Educação”, enfatiza.
Segundo a secretária da Semed Manaus, Kátia Helena Schweickardt, para produzir
bons cientistas é necessário, antes de tudo, alfabetizar as crianças, avançar
no letramento deles, seja no letramento em ciências, seja em matemática, seja
nas linguagens.
“Nós temos conseguido aos poucos fazer isso, melhorando a qualidade da educação
básica na cidade de Manaus. Nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus, por meio
da Semed, tem avançado na produção científica, e tem sido fundamental nesse
processo a parceria com a Fapeam. Conseguimos em 2018 aprovar 86 projetos no
Programa Ciência na Escola e, em 2019, demos um salto para 110 projetos. Ano a
ano a gente vem conseguindo resultados”, destaca.
Investimento – O PCE 2020 conta com investimento de R$ 3.366.000,00 (três
milhões, trezentos e sessenta e seis mil reais), oriundos do orçamento da
Fapeam, para a participação de professores e estudantes de escolas públicas
estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica
e de inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito da educação básica.
Cada proposta aprovada poderá contemplar 1 (uma) bolsa Professor Ciência na
Escola – PCE/I pelo período de 6 (seis) meses, e até 3 (três) bolsas de
Iniciação Científica Tecnológica Júnior – ICT/JR pelo período de 5 (cinco)
meses.
Sobre o programa – Criado em 2004, o PCE é uma iniciativa da Fapeam, em
parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e a Semed Manaus,
com objetivo de apoiar a participação de professores do 5º ao 9º ano do Ensino
Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e suas modalidades: Educação de
Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico
e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas
estaduais e municipais.
O resultado do PCE – Edital nº 01/2020 pode ser conferido
pelo link: http://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/RESULTADO-PCE1.pdf
FOTO: Érico Xavier



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