Em Cessão de Tempo, comandante da Ronda Maria da Penha pede apoio para estruturar unidade operacional - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Em Cessão de Tempo, comandante da Ronda Maria da Penha pede apoio para estruturar unidade operacional


Nesta terça-feira (9), durante Cessão de Tempo concedida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), a comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), capitã Cleise Franciane de Oliveira, solicitou o apoio dos parlamentares para estruturar a unidade operacional em Manaus. 

A unidade atua como mecanismo de defesa no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher na capital amazonense e, de acordo com a comandante, mantém uma capacidade operativa pequena diante da alta demanda.  

Nossa causa tem pressa, por isso vou aproveitar a oportunidade que o deputado João Luiz me concedeu e solicitar o apoio dos parlamentares para aumentar a nossa estrutura operacional, cuja demanda estimada é um contingente com mais 16 policiais militares e duas viaturas, além de um espaço maior para os nossos PMs, proporcionando mais dignidade e orgulho na execução dos trabalhos diários”, afirmou a capitã da PM.  

Segundo a comandante, do início do mês até a presente data, a Ronda Maria da Penha da PM atendeu a mais de 500 mulheres em situação de violência e em grande risco de morte. “Como bem disse o deputado João Luiz, vivemos uma pandemia de violência contra a mulher não apenas no Estado, mas em todo o país. Infelizmente, há uma subnotificação na quantidade de casos de violência contra a mulher, porque tenho convicção de que esse número é bem maior que o contabilizado oficialmente”, ressaltou. 

Na oportunidade, a capitã da PM agradeceu ao convite do deputado João Luiz e ressaltou a importância dessa iniciativa para a unidade e para a sociedade como um todo. “Por si só, o convite já é algo altruísta, e partindo de um homem se torna ainda mais especial. Estou orgulhosa porque sentimos que nosso trabalho está sendo visto e reconhecido. Agradeço ao deputado e a toda a Casa Legislativa pela oportunidade e afirmar, mais uma vez, que a PM está à disposição todos os dias nas ruas”, concluiu. 

A iniciativa do deputado João Luiz também foi ressaltada pela deputada Alessandra Campelo (MDP), que parabenizou o Republicano. “Parabenizo o deputado João Luiz  pela iniciativa em abraçar a causa feminina, na luta pela igualdade entre homens e mulheres e por abordar, de forma frequente, as ações de combate à violência contra a mulher, seja por meio de debates ou por meio de projetos de lei”, completou.  

Propostas e leis


O deputado João Luiz aproveitou o momento para destacar suas propostas que se tornaram leis no Amazonas em defesa dos direitos e da segurança da mulher. “Como parlamentar, nosso papel é criar mecanismos e ferramentas para combater o índice de violência contra a mulher no Estado”, afirmou João Luiz, ao acrescentar que irá fazer um indicativo ao Governo do Estado solicitando mais estrutura para a unidade operacional da Ronda Maria da Penha. 

João Luiz é autor da lei nº 5.032, que proíbe a nomeação para cargos públicos de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Federal Maria da Penha nº 4.926, que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a dotarem medidas de auxilio à mulher que se sinta em situação de risco.


Texto: Jeane Glay

Foto: Mauro Smith

Nenhum comentário