Prefeitura de Manaus e CMM vão firmar parceria para exibição de programas culturais - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus e CMM vão firmar parceria para exibição de programas culturais

Com a proposta de valorizar e disseminar a produção artística local, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e a Câmara Municipal de Manaus (CMM), vão firmar uma parceria para a exibição de conteúdos culturais nos canais de comunicação do Legislativo: a TV e a Rádio Câmara. O compromisso será oficializado por meio de um termo de cooperação técnica entre os dois poderes e deverá entrar em atividade ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Na manhã desta terça-feira, 2/3, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, se reuniu com o presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), para tratar sobre os futuros projetos culturais que serão executados pela fundação e pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), durante a gestão do prefeito David Almeida. A ocupação do centro histórico foi um dos projetos apresentados por Oliveira ao vereador.

“Diante deste cenário de pandemia, os meios de comunicação tendem a ser grandes aliados. Essa parceria tem como principal objetivo fazer com que todo esse trabalho desenvolvido pelos artistas da cidade de Manaus chegue a um número maior de pessoas. O vereador David Reis colocou à disposição da Manauscult, a estrutura de TV e rádio da CMM, que virá a somar com a rede de comunicação da Prefeitura de Manaus, a exemplo das parcerias que já acontecem em outras cidades do país”, destacou Alonso Oliveira.

Tanto a TV quanto a Rádio Câmara estão passando por um processo de modernização, inclusive da grade de programação, e novos projetos estão sendo idealizados. As atividades do setor cultural e do turismo terão espaço garantido dentro da nova programação.

“A partir do momento que você dá visibilidade para as ações culturais da sua cidade, gera um sentimento de pertencimento no cidadão e motivo de orgulho. Temos uma diversidade artística em Manaus com atores, dançarinos, poetas, escritores e músicos. O que pretendemos é que esse espaço seja um canal direto com a sociedade e seja um objeto de contribuição cultural e educacional”, ressaltou David Reis.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, que também participou do encontro, afirmou que a iniciativa será fundamental para dar visibilidade a temas culturais e socioeducacionais, principalmente de valorização da história, cultura e turismo.

“Estamos trabalhando em importantes projetos de valorização e resgate histórico. A questão indígena, por exemplo, certamente ganhará um espaço importante dentro dessa programação. Além disso, fico feliz que nossa produção poderá alcançar um público ainda maior, contribuindo para um processo de formação”, afirmou Tenório. 

A TV e Rádio Câmara estão sob a coordenação da jornalista Dora Tupinambá, diretora de comunicação da CMM. A estreia de parte dessa nova grade institucional do Legislativo está prevista para ocorrer já neste mês de março. A expectativa é de que, a partir da parceria com a Manauscult, a TV e a Rádio passem a exibir documentários, apresentações artísticas, entrevistas, agenda cultural e conteúdos que promovam a educação e a valorização dos artistas locais.

 

— — —

Texto e foto – Divulgação / Manauscult

Nenhum comentário