Deputado cobra a inclusão de PcD’s como prioridade na vacinação contra a COVID - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Deputado cobra a inclusão de PcD’s como prioridade na vacinação contra a COVID


 

A ausência de pessoas com deficiência (PcD) entre as prioridades no Plano de Vacinação contra a Covid-19 foi um dos temas repercutidos pelo deputado, Álvaro Campelo (Progressistas), na manhã desta quarta-feira (07), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência na Aleam, cobrou celeridade, já que estas pessoas possuem baixa imunidade, tendo o sistema imunológico mais suscetível a doenças.


Eu não consigo compreender por que as pessoas com deficiência ainda não foram incluídas na prioridade para a vacinação. Quem tem autismo, síndrome de Down, TDAH, paralisia cerebral, por exemplo, por terem seu sistema imunológico mais frágil são mais propensas a contrair uma doença. Portanto, mais uma vez, eu faço o apelo para que todas as pessoas com deficiência sejam imunizadas o quanto antes”, afirmou Álvaro Campelo.

Centro Integrador

O deputado cobrou, ainda, a implantação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA), que reunirá todos os órgãos de proteção do Amazonas. 

Desde 2019 eu estou nesta luta, quando apresentei uma indicação ao Governo do Estado. Portanto, mais uma vez, espero que sejam tomadas as providências necessárias para a construção desse Centro, que é importantíssimo para a defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, no momento em que nós estamos assistindo ao aumento da violência, devido à pandemia,”, destacou o parlamentar.  

Além da proposta de implantação do CICA, está também a capacitação constante dos conselheiros tutelares, de todo estado, em treinamentos a serem realizados nas calhas dos municípios para atender as crianças e adolescentes, bem como seus familiares.

Nenhum comentário