Justiça Federal dá prazo de 10 dias para Ufam informar sobre retorno de estágio para estudantes de medicina - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Justiça Federal dá prazo de 10 dias para Ufam informar sobre retorno de estágio para estudantes de medicina

Grupo pediu na justiça retorno das atividades. No entanto, segundo a universidade para isso eles precisam ser vacinados. Uma nota da Fundação de Vigilância e Saúde autorizou a imunização.


A Justiça Federal do Amazonas determinou, nesta semana, que a Universidade Federal do Estado (Ufam) estabeleça uma data para o retorno do estágio obrigatório para estudantes finalistas de medicina. A instituição tem até 10 dias para se posicionar, após a notificação. Segundo os alunos, o estágio está suspenso desde dezembro, quando começou a segunda onda de Covid-19 em Manaus.

A decisão é da juíza Jaiza Fraxe. Ela atendeu um pedido dos estudantes da Turma 95 de medicina da Ufam, que busca na Justiça o direito de retornar ao estágio obrigatório do curso. No entanto, a juíza não obrigou o retorno de atividades, somente pediu que a universidade divulgasse o calendário letivo, antes de decidir sobre o caso.

Ao G1, a estudante Lázara Gabriela explicou que os estudantes buscam desde o ano passado o retorno ao estágio. No entanto, sempre encontram um empecilho por parte da universidade, como a falta de EPIs e a obrigatoriedade da vacinação.

"O nosso desejo é retornar com o estágio. Eles [Ufam] sempre colocam barreira. O estágio foi suspenso em março. E a primeira barreira era a falta de EPI. Fizemos uma vaquinha, conseguimos comprar, mas só foi liberado o retorno para o estágio em novembro. No entanto, veio a segunda onda e, em dezembro, as atividades foram suspensas. Dessa vez é a vacinação. Eles colocam que a gente ainda não retornou porque os hospitais de Manaus, as unidades que a gente frequenta no internato, não estão aceitando alunos que não foram vacinados", explicou. 

No entanto, segundo a estudante, existe uma norma técnica do Ministério da Saúde que permite a vacinação dos alunos que atuam nos hospitais. Uma orientação da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitida na quarta-feira (7) também determina que os acadêmicos, estagiários e residentes em saúde sejam imunizados contra o coronavírus em todo o estado.

"Essa semana saiu uma portaria da FVS que autoriza a nossa vacinação. É o que falta para que a gente retorne. Mas foi feita uma lista com os alunos que deveriam ser vacinados e o nosso nome não está nela. Mas a Ufam fala que os nossos nomes foram enviados. Eles falam que a Secretaria Municipal de Saúde autorizou, mas vamos nos postos de saúde e não está o nosso nome".

O G1 questionou a Ufam sobre o retorno das atividades e a ausência dos nomes dos estudantes na lista de vacinação e aguarda resposta.

Nenhum comentário