Prefeitura realiza Semana Municipal de Conscientização do Autismo com alunos da escola André Vidal de Araújo - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura realiza Semana Municipal de Conscientização do Autismo com alunos da escola André Vidal de Araújo

 A Prefeitura de Manaus realiza virtualmente até sexta-feira, 30/4, uma programação alusiva à Semana Municipal de Conscientização do Autismo, com o tema “Respeito para todo o espectro”, destinada aos alunos da escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As atividades on-line fazem parte das ações da gestão do prefeito David Almeida em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril.

 

 

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades pedagógicas são realizadas on-line, por meio do Google Meet, Youtube, Whatsapp, Facebook e Instagram.

De acordo com Helivan Dantas, gestor da escola André Vidal Araújo, a programação, que iniciou na segunda-feira, 26/4, contribui para o desenvolvimento dos alunos, mesmo durante o período de isolamento social.

“A Semana envolve atividades pedagógicas por meio da coordenação motora. Nós promovemos atividades que eles possam se desenvolver, destacando talentos e habilidades que eles não tinham e que agora, com a integração e a socialização com outras pessoas, passam a absorver e participar mais pedagogicamente”, explicou.

 

Palestra

 

Com o tema “Nutrição X Autismo”, a nutricionista clínica funcional Sálvia Viviane Agra Belota, 44, será a palestrante na programação nessa quinta-feira, 29/4, às 19h, pelo Google Meet. De acordo com ela, é fundamental que todos saibam a importância da alimentação para o referido público-alvo.

“A nutrição tem um impacto importantíssimo na alimentação, principalmente quando estamos falando do autista, porque ele já tem dificuldade de detoxificação. Essa alimentação precisa ser limpa em todos os sentidos. Quando eu falo limpa, que não tenha agressores externos. A importância da síndrome do autista de fazer uso de uma alimentação adequada é primordial”, salientou.

 

Atividades


A doméstica Fabrícia Rose Medeiros, 37, mãe da aluna do 2º ano Júlia Camila Ribeiro Sena, 10, afirmou que sempre participa das atividades e programações que a escola realiza com os alunos.

“As atividades da escola para minha filha são muito importantes, não só no aspecto de aprendizagem, mas também de convivência e no relacionamento em geral, porque depois que ela começou a estudar na escola melhorou muito na questão de convivência e comportamento. É muito importante as atividades extracurriculares, que não são poucas, e nessa semana não será diferente”, completou.

 

TEA


Oautismo — que tem como nome técnico oficial Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Atualmente, a escola municipal André Vidal de Araújo atende um total de 500 alunos. Destes, 84 são estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

 

Programação:  

28/4 – (Quarta-feira)

Palestra – Médico Francisco Tussolini – Neurologista Infantil

Tema – Autismo em Tempos de Pandemia – Qual a saída para pais e professores?

Horário – 19h

Local – Pelo Google Meet, somente para o público interno e convidados.

 

29/4 – (Quinta-feira)

Palestra – Sálvia Belota – Nutricionista Clínica Funcional

Tema – Nutrição X Autismo

Horário – 19h

Local – Pelo Google Meet, somente para o público interno e convidados.

 

30/4 – (Sexta-feira)

Live – Culto Ecumênico

Mediador – Cantor Célio Costa

Convidados (representante evangélico e espírita)

Horário – 19h

Local – Pelo YouTube do cantor Célio Costa

 

30/4 – (Sexta-feira) – Após o culto ecumênico

Live – Papo de Gestor

Mediador – Helivan Dantas

Convidado – Vereador Rodrigo Guedes – Presidente da Comissão Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Tema – Qual a missão da Comissão dos Direitos das PcDs da CMM?

Local – Instagram do diretor Helivan Dantas

 

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Divulgação / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVrLmHL

Nenhum comentário