Therezinha Ruiz avalia os novos caminhos do ensino no Dia Mundial da Educação - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Therezinha Ruiz avalia os novos caminhos do ensino no Dia Mundial da Educação


As mudanças na educação, em função da pandemia de Covid-19, foram tema do pronunciamento da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), neste 28 de abril, em que se comemora o Dia Mundial da Educação, num momento de transição com a adoção de novas metodologias e o uso das ferramentas digitais nas aulas on-line.


O isolamento social trouxe inovações ao ensino, mas causou prejuízos, principalmente pela dificuldade de acesso à Internet. Porém, reconhecemos também o esforço de adaptação dos professores às tecnologias, neste novo tempo do ensino público e particular”, destacou.


Como presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz tem acompanhado atentamente as mudanças, e valia que os prejuízos com a suspensão das aulas presenciais, atingem desde o ensino infantil até o universitário, em nível mundial, especialmente nos países pobres.


A nova realidade da educação, segundo a deputada, coloca os pais como supervisores dos filhos nas aulas remotas, o que requer as condições necessárias para a aprendizagem, desde a disponibilidade de material tecnológico até o acesso à Internet, o que também gera dificuldades para os alunos das famílias de baixa renda.  


As dificuldades são enormes. Os problemas estão ocorrendo em todas as áreas de trabalho com inúmeras perdas, porque a pandemia não poupa ninguém. Mas não se pode dizer que nada está sendo feito, porque os profissionais da educação têm se empenhado e se adaptado a essa nova experiência”, observou Therezinha.


De acordo com a deputada, o Amazonas não está atrás dos outros Estados na busca de soluções para os problemas enfrentados na educação, revelando o excelente desempenho dos alunos da escola pública, que estão sendo aprovados em vestibulares e se destacando em competições educacionais.


Planejamento e vacinação


Therezinha Ruiz ressaltou ainda a necessidade de que a Seduc e a Semed replanejem as atividades escolares com um cronograma de previsão do retorno às aulas. Para tanto, a deputada vem defendendo insistentemente a vacinação dos profissionais da educação, a fim de garantir a segurança de todos na retomada das atividades, suspensas há 14 meses. 


Educação como prioridade


Professora com mais de 40 anos de carreira no magistério, Therezinha Ruiz, sempre priorizou a educação em sua vida pública. No atual mandato, dedica atenção especial às melhorias no ensino público estadual, por meio de Projetos de Lei, Resoluções Legislativa e Emendas Parlamentares que somam cerca de R$ 4 milhões.   


A educação é o único caminho que conduz à formação profissional e propicia perspectivas de uma vida melhor para os nossos jovens”, enfatizou a deputada.


Nenhum comentário