Tragédia! Incêndio em hospital para covid deixa mais de 80 mortos - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Tragédia! Incêndio em hospital para covid deixa mais de 80 mortos



Pelo menos 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas na madrugada de hoje (25) no incêndio de um hospital para pacientes com covid-19 em Bagdá.

Por isso, a tragédia provocou a ira dos iraquianos, em um país com um sistema de saúde devastado.


Conforme fontes médicas à AFP, os cilindros de oxigênio causaram o incidente “armazenados sem respeitar as condições de segurança” no hospital Ibn al-Khatib de Bagdá, disseram fontes médicas à AFP.


“O Ministério do Interior anuncia a morte de 82 pessoas e 110 feridos no incêndio acidental” no hospital, informa um comunicado divulgado pela mídia estatal. Informa ISTOÉ Independente.

Muitas vítimas estavam sob ventilação mecânica quando os cilindros de oxigênio explodiram, causando um incêndio que se espalhou rapidamente, de acordo com médicos e bombeiros.


Primeiro balanço


Um primeiro balanço, de fontes médicas, reportou 23 mortes e, posteriormente, um segundo, de uma fonte oficial, elevou para 53 mortes.


Esta tragédia gerou uma onda de raiva entre os iraquianos, depois que fontes médicas atribuíram a tragédia à negligência.


Por exemplo, muitas vezes ligada à corrupção endêmica que assola o país. “Renúncia do ministro da Saúde” era o assunto mais comentado no Twitter no Iraque.


Dessa forma, o país de 40 milhões de habitantes tem um sistema de saúde precário, que nunca se recuperou de quatro décadas de guerra.

Além disso, o primeiro-ministro, Mustafa Al Kazimi, anunciou três dias de luto nacional e a abertura de “uma investigação imediata”, cujos resultados ele deseja “em 24 horas”.


Culpados julgados


Portanto, o primeiro-ministro suspendeu o chefe da saúde do leste de Bagdá, o diretor do hospital e os chefes de segurança e manutenção técnica.

Dessa maneira, eles estão sendo interrogados e ninguém – segundo ele – poderá ser libertado “até que os culpados sejam julgados”.


Leia mais sobre o assunto em ISTOÉ Independente.

Nenhum comentário