Manaus abre cadastro para vacinação de PcD e trabalhadores da Educação - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Manaus abre cadastro para vacinação de PcD e trabalhadores da Educação

 Além dos trabalhadores da educação e PcD, o Imuniza Manaus será aberto, nesta quinta-feira (6), para as gestantes e puérperas a partir de 18 anos

Manaus – Com o objetivo de planejar a próxima etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus abriu, às 13h desta quarta-feira (5), o cadastramento para trabalhadores da educação e Pessoas com Deficiência permanente (PcD). Eles fazem parte dos próximos grupos prioritários, conforme definido pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, e devem começar a ser imunizados de acordo com o envio de novas remessas de vacina para o município.

Estão contemplados na categoria trabalhadores da educação os professores e demais servidores que atuam no ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e de jovens e adultos) e os que atuam no ensino superior. Já as pessoas com deficiência permanente são, de acordo com o Ministério da saúde, as que têm impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que representam barreiras para a participação na sociedade em condições de igualdade com as demais pessoas.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que o agendamento dos que realizarem o cadastro no Imuniza Manaus será feito somente após a confirmação de recebimento das doses necessárias para dar início à imunização. “Esta é uma etapa preliminar e o atendimento, nos postos, irá acontecer quando a vacina estiver disponível. Além disso, como nas etapas anteriores, a vacinação deverá ser feita de modo escalonado, seguindo ordens de prioridade”, disse, ressaltando que o grupo de trabalhadores da educação é um dos maiores e, por isso, o cadastramento deve ser feito com antecedência.

Apenas na rede municipal, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), existem 16.019 servidores, dos quais 13.320, professores. Do total, aproximadamente 5 mil já foram vacinados por se enquadrarem nos grupos anteriores da campanha (de idosos ou de comorbidades) ou por terem participado do estudo Covac-Manaus. Das redes estadual, federal e particular, a Semsa ainda não recebeu as estimativas oficiais, mas os dados do Imuniza irão ajudar a identificar o tamanho dessa população na capital.

Para as pessoas com deficiência permanente, a estimativa é de 26 mil pessoas e de acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, para elaborar o plano de vacinação desse grupo, a Secretaria contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que orientou quanto a prioridades e necessidades.

Acesso

Para fazer o cadastro, o usuário deve acessar o Imuniza Manaus, escolher o  botão “Cadastro de Cidadão”, depois escolher a opção correspondente ao grupo (trabalhador da educação ou pessoa com deficiência) e informar os dados solicitados, o que inclui os documentos de identificação, endereço e contatos.

Para os trabalhadores da educação, o sistema vai solicitar a informação sobre a natureza da instituição (se pública municipal, estadual, federal ou particular) e o sobre o nível de ensino onde o usuário atua (básico ou superior).


Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/manaus-abre-cadastro-para-vacinacao-de-pcd-e-trabalhadores-da-educacao/


Nenhum comentário