Pedagogos serão beneficiados com alteração na carga horária, afirma Therezinha Ruiz - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Pedagogos serão beneficiados com alteração na carga horária, afirma Therezinha Ruiz


Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (20), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) repercutiu a decisão do governador  Wilson Lima, de enviar à Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), uma proposta de alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da rede estadual, a fim de que os pedagogos, gestores escolares e assessores de gestão educacional, que cumprem carga horária de 20h, possam ter suas jornadas ampliadas na mesma proporção.

“Esta é uma reivindicação há muito tempo feita pelos pedagogos, e esperamos que esta Casa vote favoravelmente pela aprovação da mensagem governamental, que será um incentivo ao trabalho a esses profissionais, que desempenham papel importante nas unidades escolares”, destacou a deputada.

A proposta foi assinada por Wilson Lima durante a inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho, nesta quarta-feira (19), marcando o início ao ano letivo híbrido (presencial e remoto) na rede estadual de ensino.

Na ocasião, o governador disse que a mensagem que será enviada à Aleam vai possibilitar a carga dobrada para os gestores e também para os pedagogos, que antes tinham carga horária restrita a 20 horas. “Na prática, eles já faziam isso, eles já trabalhavam dobrado, mas não eram reconhecidos e não recebiam por isso”, afirmou Wilson Lima.

O novo CETI do Careiro Castanho, tem capacidade para atender 600 estudantes em 24 salas de aula. O prédio segue o padrão de qualidade de engenharia das demais escolas desse nível, com estrutura moderna, que abriga a área pedagógica, a parte do desporto com piscina, quadra poliesportiva,  sala de ginástica, salas extracurriculares, de música e dança. 

Os alunos terão aulas em dois laboratórios de ciências e um laboratório de Informática, além de biblioteca, espaço Google, consultório odontológico, uma sala para atendimento psicológico, uma enfermaria, uma sala de professores, um pátio coberto e uma cozinha ampla, dentre outros espaços.

A obra recebeu aporte de R$ 17 milhões, seguindo o modelo do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dia do Pedagogo

Therezinha Ruiz aproveitou para parabenizar os profissionais, pelo Dia Nacional do Pedagogo, celebrado neste dia 20 de maio. “São profissionais comprometidos com a eficiência das atividades nas unidades educacionais e fundamentais para o bom relacionamento na comunidade escolar”, enfatizou.

Nenhum comentário