Prefeitura antecipa o lançamento da 10ª edição dos Prêmios Literários da Cidade de Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura antecipa o lançamento da 10ª edição dos Prêmios Literários da Cidade de Manaus

O prefeito David Almeida antecipou o lançamento da 10ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus para quinta-feira, dia 6/5, no Casarão de Inovação Cassina, na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, para que os vencedores fossem contemplados ainda durante o período difícil de pandemia da Covid-19.

“Resolvemos antecipar a realização desta décima edição como forma de proporcionar uma renda essencial neste período pandêmico que tanto tem sacrificado os artistas”, anunciou o prefeito David Almeida.

Os Prêmios Literários Cidade de Manaus é um concurso em nível nacional, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC), voltado para escritores brasileiros que possuam obras literárias inéditas. São 20 categorias, divididas em nacionais e regionais, que contemplam as diversas expressões literárias. Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Na última edição, 11 autores tiveram suas obras premiadas.

Nos anos anteriores, o anúncio era feito no final do ano e concluído no ano seguinte. Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a simplificação do processo de inscrição totalmente digital pela internet vai facilitar a participação dos novos autores que tinham muitos custos nas edições anteriores com a impressão de exemplares e despesas de Correios, o que impedia a participação de muitos potenciais talentos.

“Os prêmios têm esse propósito de manter viva a tradição da palavra escrita, da criação literária, da possibilidade de termos obras novas, de estimular o surgimento de novos escritores e outros há mais tempo nessa caminhada”, justificou Telles. Ele disse que neste momento de pandemia os prêmios representam mais um estímulo a quem se dedica à literatura.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, que apoia a realização do concurso, ressaltou a importância deste prêmio aos artistas oportunizando uma chance de obtenção de renda em plena pandemia e crise de emprego, além de ser um projeto ímpar de difusão cultural e divulgação do nome de Manaus em âmbito nacional.

 

– — —

Texto – Divulgação / Concultura

Fotos – Divulgação / Manauscult

Nenhum comentário