Prefeitura fiscaliza eficiência da iluminação a LED recém-instalada nas vias de Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura fiscaliza eficiência da iluminação a LED recém-instalada nas vias de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), acompanha os testes de eficiência das lâmpadas a LED utilizadas na iluminação pública das ruas e avenidas da cidade. Nesta semana, as avaliações se concentraram no bairro Cachoeirinha, zona Sul. A iniciativa atende determinação do prefeito David Almeida, de assegurar mais qualidade na prestação dos serviços essenciais à população.



As avaliações ocorrem após a instalação das luminárias, são realizadas in loco e somente à noite, de forma que não seja captada nenhuma luz natural ou de outras fontes distintas. O procedimento é feito pela empresa Manaus Luz, sendo uma das obrigações previstas no contrato de concessão do serviço de iluminação pública da capital amazonense.

Os técnicos realizam testes das condições de luminosidade estabelecidas em Norma Técnica, aferindo a medida “Lux”, em uma determinada quantidade de pontos (15 a 20 pontos) marcados no próprio piso da via, numa área demarcada entre dois postes consecutivos, com o uso de um luxímetro.

O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal, explica que após as medições anotadas, calcula-se a média dos valores, sendo apurados os índices de iluminância média e o fator de uniformidade.

“O primeiro é comparado com o valor mínimo previsto em norma para a classe da via e o segundo avalia a distribuição uniforme da iluminação emitida pelas luminárias LED entre os dois postes, fator que sendo baixo, pode ser percebido na prática por meio do excesso de sombras entre dois postes, o que causa desconforto aos motoristas que trafegam pelas vias. Havendo não conformidades nos valores apurados, o projeto executado é reavaliado, podendo de forma geral, ocorrer a troca das lâmpadas por outras de maior potência”, explicou ele.

Em ambas avaliações, são considerados o volume de tráfego de veículos e o fluxo de pedestres. “Esses são itens de extrema importância, porque qualquer inconsistência apontada significa que o projeto feito para atender aquela via não está atendendo aos padrões técnicos de qualidade exigidos pela norma e isso poderá causar desconforto e insegurança aos pedestres e motoristas”, destacou Everaldo.

As duas medições seguem as diretrizes da norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-NBR) 5101:2012 e são realizadas a partir de amostras aleatórias de pontos luminosos modernizados, baseadas numa quantidade definida contratualmente entre 150 e 200 pontos para cada 100 mil pontos modernizados.

Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, mais de 12 mil pontos de iluminação a LED já foram instalados por toda a cidade, por meio do projeto “Ilumina Manaus”.

 

— — —

Texto – Divulgação / Ageman

Fotos – Valdo Leão / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVwnFWj

Nenhum comentário