Busca Ativa: escolas da rede estadual mobilizam estudantes para o retorno às aulas presenciais, em Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Busca Ativa: escolas da rede estadual mobilizam estudantes para o retorno às aulas presenciais, em Manaus



Setenta e uma escolas da rede estadual em Manaus têm se mobilizado com o intuito de identificar alunos em situação de possível abandono escolar e sensibilizá-los sobre o acompanhamento do “Aula em Casa” e as aulas presenciais, retomadas de maneira híbrida no início do mês de junho. Participam da ação as unidades de ensino das coordenadorias distritais de Educação 3 e 4 (CDEs 3 e 4), distribuídas pelas zonas oeste, centro-oeste e centro-sul da capital amazonense.

 

A atividade faz parte do programa “Busca Ativa do Escolar”, um dos principais projetos pedagógicos lançados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em 2020, e que visa ao regresso seguro e responsável dos estudantes da rede estadual à escola.

 

Coordenadora do “Busca Ativa” na CDE 3, Zaira Patrícia Araújo Esper conta que a mobilização iniciou a partir de conversas individuais com os gestores. “Eles conversaram com os professores, que, posteriormente, dialogaram com os alunos nas salas de aula, sensibilizando sobre a importância do retorno às aulas presenciais”, afirmou a coordenadora.

 

Desde que iniciaram a ação, na última semana, foram alcançados em torno de 30 mil estudantes da CDE 3. “No geral, estamos tendo um saldo positivo. A cada dia que passa, recebemos mais alunos e, também, mais pais têm procurado a escola”, acrescentou Zaira.

 

De acordo com a coordenadora do “Busca Ativa” da CDE 4, Jéssica Oliveira, a mobilização da equipe escolar aconteceu na última sexta-feira (18/06), durante o horário de trabalho pedagógico (HTP). “Na ocasião, os gestores conduziram a reunião para que os professores realizassem o levantamento dos estudantes que estavam acompanhando as aulas no modo remoto, mas que, infelizmente, ainda não retornaram às aulas presenciais”, revelou a coordenadora.

 

Feito o levantamento desses alunos, a equipe da CDE 4 iniciou, na segunda-feira (21/06), os contatos com os estudantes. A ação seguirá pelas próximas semanas, conforme adiantou Jéssica.

 

“No encontro de sexta, os professores puderam trocar as informações de alunos que não estão frequentando as aulas presenciais e que nós, da equipe do ‘Busca Ativa’, possamos trazê-los de volta ao ambiente escolar, o mais breve possível, para que não fiquem prejudicados em relação ao aprendizado”, acrescentou a coordenadora.

 



FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

 

Nenhum comentário