Creches da Prefeitura de Manaus iniciam retorno às atividades de forma gradual - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Creches da Prefeitura de Manaus iniciam retorno às atividades de forma gradual

 Das 24 creches da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), sete já iniciaram as atividades e duas iniciarão na segunda-feira, 14/6. As restantes estão finalizando os serviços de manutenção e entrega de materiais como colchonetes, kits de higiene bucal, merenda escolar e sinalização em todas as áreas dos prédios com orientações de medidas de proteção contra a Covid-19, como totens com álcool em gel e termômetro.


O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, acompanha de perto a situação das unidades com visitas contínuas. Na manhã desta sexta-feira, 11/6, Avelino esteve nas creches Maria Ferreira Bernardes, Fazendinha, no Fazendinha, zona Norte, e na Maria Aparecida da Silva Dantas, no Armando Mendes, zona Leste de Manaus.

“Nós fizemos uma preparação antes e estamos trabalhando na recuperação de algumas creches que não estão em condições iniciar as atividades. A infraestrutura estava um pouco comprometida,  e nós estamos recuperando todas, aquelas que estão com condições de receber as crianças estarão abertas na segunda-feira. Estamos também distribuindo colchonetes novos para que as crianças possam utilizar. Todas as creches e todas as outras unidades de ensino estão abastecidas com merenda escolar”, pontuou o secretário, que também falou sobre a vacinação dos professores e as orientações de segurança recomendadas pelo prefeito David Almeida, para assegurar a saúde dos alunos, familiares e os trabalhadores da Educação.

“Nossas professoras, no caso aqui da creche, estão seguras para voltar, porque todas estão vacinadas. E em cada escola nós temos os protocolos de segurança que são rigorosamente seguidos, esse é um trabalho que o prefeito David e nós da Semed seguimos com muita responsabilidade”, acrescentou o secretário.

Retorno

Uma das creches preparadas para esse retorno na próxima semana é a Maria Aparecida da Silva Dantas, no Armando Mendes, zona Leste de Manaus. A unidade atende 204 crianças de 1 a 3 anos, no Maternal 1, 2 e 3. De acordo com a gestora, Idalina Couto Weil, o prédio está preparado para esse retorno.

“Recebemos colchonetes, kits de higiene bucal e da merenda escolar e todos os equipamentos de segurança como álcool em gel, viseiras e também as sinalizações e placas informando sobre como evitar o contágio do novo coronavírus. Nossa equipe fez um planejamento para essa volta, os horários serão diferenciados nas duas primeiras semanas, para que a criança comece a se adaptar e também evitar aglomeração”, orientou a gestora.

A dona de casa Débora Matos de Oliveira, mãe dos gêmeos Emanuel e Samuel Oliveira da Luz, 2, do maternal 2, está feliz e confiante com o retorno.

“Com a pandemia precisei sair do meu trabalho para poder cuidar das crianças em casa. Esse período foi uma reinvenção na minha vida, tive que assumir papel de mãe e professora ao mesmo tempo. Agora com essa volta às aulas, vou poder voltar para o meu emprego, voltar para a minha vida no trabalho e vou poder deixar meus filhos na creche, onde tenho muita confiança. Só tenho a agradecer esse retorno e sei que aqui eles estão seguros e bem cuidados”, disse a mãe.

 

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Alex Pazuello / Semed

Disponíveis em – https://bit.ly/3iyQdko

 

Nenhum comentário