Dep. João Luiz ressalta recriação da Semjel como ferramenta de prevenção contra as drogas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Dep. João Luiz ressalta recriação da Semjel como ferramenta de prevenção contra as drogas


Em pronunciamento na sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) desta terça-feira (8), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) ressaltou a importância da recriação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel) como ferramenta de prevenção contra as drogas na capital amazonense.  O parlamentar recomendou, ainda, que, junto ao projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Defesa Social, o prefeito de Manaus, David Almeida, encaminhe à Câmara Municipal o projeto de recriação da Semjel. 

Segundo João Luiz, no início deste ano, enviou uma indicação ao prefeito David Almeida propondo a recriação da pasta que, segundo o Republicano, foi uma das promessas de campanha da atual gestão municipal.

“Acredito que situações vividas no último final de semana, em Manaus e outros municípios da Região Metropolitana, poderiam ser evitadas se o poder público investisse mais no esporte. Já passou da hora de o prefeito de Manaus recriar a Semjel e reativar programas e projetos que afastem crianças, adolescentes e jovens do tráfico de drogas. Temos de criar ferramentas de prevenção contra  as drogas, ocupar o tempo ocioso dos nossos jovens incentivando a prática desportiva”, comentou João Luiz.

Na avaliação do parlamentar, a criação de uma Secretaria de Defesa Social é importante para o fortalecimento da Guarda Municipal e também da segurança do município, no entanto ressaltou a importância de investimentos em projetos e programas de incentivo à prática desportiva como uma forma eficaz de combate à expansão do crime organizado.   

“A reativação de projetos e programas voltados à prática desportiva é o caminho mais fácil para evitar que crianças, jovens e adolescentes sejam atraídas pelo tráfico. Por isso que, mais uma vez, utilizo a tribuna desta Casa para solicitar ao prefeito de Manaus que reative a Semjel, para que o município entre e se aproxime das comunidades e dos bairros”, destacou.

Indicação

No documento enviado à prefeitura, João Luiz ressaltou, ainda, que apesar dos processos de fusão terem tido a intenção de otimizar os serviços e rotinas administrativas, é visível que, enquanto independente, a Semjel atuava de forma mais eficiente do que hoje, como subsecretaria ligada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Para o Republicano, a recriação da Semjel irá mudar o cenário de abandono das quadras poliesportivas, das mini vilas olímpicas e tantos outros espaços públicos destinados à prática de esporte na capital. “Hoje, os espaços públicos voltados para atividades físicas estão abandonados. Sem cronograma, programação e projetos específicos, esses locais estão sem utilidade e tornaram-se alvos de vandalismo”, lamentou o parlamentar.


Foto: Mauro Smith


Com informações assessoria 


Nenhum comentário