Política invade sucessão na reitoria da UEA e causa injusta exoneração - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Política invade sucessão na reitoria da UEA e causa injusta exoneração

 


A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai escolher sua nova direção em 2022, quando termina o segundo mandato do atual reitor, o doutor em clínica cirúrgica Cleinaldo Costa. E a disputa começa a agitar os bastidores, envolvendo inclusive os partidos que apoiam o Governo do Estado. A eleição é direta e envolve alunos, docentes e funcionários administrativos. Por isso, as pró-reitorias são fundamentais. No início deste mês, para surpresa da comunidade, o cirurgião dentista Valber Barbosa foi nomeado pró-reitor para o interior, substituindo a professora Samara Meneses, que estava na função desde 2015.


Nos bastidores da UEA, a nomeação de Barbosa foi atribuída ao presidente recém-empossado do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), o também cirurgião dentista Mike Ezequias Santos, que é aliado de primeira hora do governador Wilson Lima (PSC) e disputou recentemente, sem sucesso, a eleição para vereador em Manaus.





O blog apurou que a exoneração de Meneses não se deveu a denúncias contra sua gestão, que já foram superadas, inclusive com sua absolvição em sindicância interna. O motivo foi mesmo a disputa política que já começou, tanto pela reitoria da UEA quanto pelas eleições estaduais de 2022. Santos é pré-candidato a deputado estadual e o apoio de um pró-reitor que tem influência sobre todo o interior do Estado pode ser fundamental para a vitória.


A nomeação, por meio de decreto, surpreendeu a comunidade UEA. Alguns professores já falam em organizar uma manifestação em apoio a Meneses.


Os candidatos à sucessão de Costa ainda não estão definidos, mas o nome do atual presidente da Amazonprev, André Zogahib, surge como alternativa dentro do grupo do governador.





Fonte: blogdohiellevy.

Nenhum comentário