Comissão de Educação realizará Audiência Pública para debater o Novo Ensino Médio - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Comissão de Educação realizará Audiência Pública para debater o Novo Ensino Médio

 


A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), realizará na próxima segunda-feira (02), Audiência Pública híbrida para debater a implantação no Novo Ensino Médio, na educação pública do Estado. O evento acontecerá no Mini Plenário Cônego Azevedo, às 10h30.


O Novo Ensino Médio começará a ser efetivado nas escolas públicas e privadas do País a partir de 2022. O projeto será aplicado de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023, com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.


Esse modelo traz uma nova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. Contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens e oferecerá diferentes possibilidades de escolha aos estudantes a partir dos itinerários formativos, incluindo a formação técnica e profissional de forma a aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.


A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a conhecida LDB, e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio. De acordo com a legislação aprovada, o Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão ao estudante escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio.


Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários a serem oferecidos.


Confirmaram presença física na Audiência Pública: representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Ensino Privado do Amazonas (SINEPE) e Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APEAM).

 

Serviço


O que: Audiência Pública para debater o Novo Ensino Médio


Quando: Segunda-feira 02/08


Onde: Mini Plenário Cônego Azevedo (Híbrida)


Transmissão: Redes sociais da Assembleia Legislativa do Amazonas
Horário: 10h30


Com informações do Governo Federal

 

 

Texto: Assessoria




Nenhum comentário