Detran-AM e prefeituras alinham ações voltadas para o trânsito nos municípios - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Detran-AM e prefeituras alinham ações voltadas para o trânsito nos municípios

 


O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, reuniu-se com o prefeito de São Sebastião do Uatumã e a representante do prefeito de Silves, na quinta-feira (22), para tratar de ações relacionadas à municipalização do trânsito nas cidades. O encontro contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), David Fernandes.

 

O objetivo da reunião era o alinhamento de ações estratégicas que serão realizadas para melhoria do trânsito nos municípios. Além disso, englobou assuntos importantes como o processo de municipalização do trânsito nas cidades, já em adequação às novas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determinou a municipalização do trânsito em todo o país com a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

 

“Quando solicitamos a integração de um município no SNT levamos a fiscalização de trânsito e ações de educação para conscientização da população. Com isso, conseguimos reduzir o índice de acidentes de trânsito que é muito grande nos municípios, principalmente, quando se trata de motocicletas”, explicou David Fernandes, presidente do Cetran.

 

De acordo com o artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compete aos municípios planejar, operacionalizar e fiscalizar o trânsito nas vias e rodovias municipais, além de promover ações educativas e de sinalização viária. A partir da integração ao SNT, o sistema proporcionará aos municípios as fiscalizações, além das ofertas de cursos profissionalizantes, como o de agente de trânsito e mototaxista.

 

“Como representantes da população Silvense, nos sentimos extremamente honrados com a recepção do Detran Amazonas. A reunião buscou melhorias para a cidade, tanto na organização quanto na fiscalização do tráfego. Então, é uma grande expectativa para que juntos possamos facilitar a prestação de serviços a população do interior”, relatou Carol Affonso, representante do prefeito de Silves.

 

FOTOS: Divulgação/Detran-AM

Nenhum comentário