Divulgação de números pessoais por familiares de pessoas desaparecidas pode atrapalhar investigações, alerta Polícia Civil - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Divulgação de números pessoais por familiares de pessoas desaparecidas pode atrapalhar investigações, alerta Polícia Civil

 


Tem sido cada vez mais comum o compartilhamento de contatos pessoais no caso de desaparecimento de amigos ou familiares. Segundo a Polícia Civil, a conduta não é recomendada, apresenta riscos às famílias e pode, inclusive, atrapalhar nas investigações.

 

De acordo com a delegada Catarina Torres, titular da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), o compartilhamento de contatos pessoais é um risco e pode despertar a curiosidade de infratores.

 

“No momento do registro do Boletim de Ocorrência, é preciso confiar no trabalho da polícia, porque o objetivo é cuidar das investigações. Então é uma satisfação para nós cumprir o nosso dever e dar o retorno para a família da vítima”, explicou a delegada.

 

Em Manaus, casos envolvendo crianças e adolescentes são investigados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e, preferencialmente, devem ser registrados na sede da unidade policial. Já na investigação de casos envolvendo adultos cabe a Deops.

 

Registro


Para registrar o Boletim de Ocorrência, é necessário que o familiar apresente um documento de identificação com foto para comprovar o vínculo com o desaparecido.

 

Os familiares podem procurar qualquer delegacia para registrar o caso. Não há necessidade de esperar que o desaparecimento complete 24 horas. Quanto antes as autoridades policiais forem informadas sobre a ocorrência, as chances de encontrar a pessoa desaparecida são maiores.

 

Se após o registro do B.O a pessoa desaparecida for encontrada pelos próprios familiares, é importante comunicar o fato à Polícia Civil.

 

Denúncias 


Para denúncias anônimas que informem o paradeiro de uma pessoa desaparecida, a população auxilia nas investigações ligando para o número 190, para o Linha Direta da Deops, no (92) 3214-2268, ou para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

 




FOTOS: Pelegrine Neto/SSP-AM

 

Nenhum comentário