Prefeitura de Manaus reabre biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus reabre biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista


Manaus
- A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), reabriu, na manhã desta quinta-feira, (15), a biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, no Centro, com o lançamento do livro “Céu e flor – o romance de dona Theresa”, do poeta Elson Farias. A biblioteca vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com agendamento prévio pelo e-mail bibliotecajoaobosco@gmail.com, em virtude da pandemia da Covid-19.

 Para o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, reabrir as portas da biblioteca municipal transmite uma mensagem: a cultura está em cena na administração do prefeito David Almeida. “Entendemos a situação difícil que a humanidade enfrentou nos últimos meses, o saldo dessa pandemia nos deixou no negativo e precisamos seguir para o positivo, alimentar-nos de amor, de afeto, de cultura, de arte, ressurgir como uma fênix”, destacou Oliveira.

 Presente ao evento, o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, disse que a biblioteca é um farol, um espaço de luz, principalmente para a juventude. “Porque o conhecimento, os livros, têm o poder de transformar a vida das pessoas”, ressaltou.

 Com um espaço dedicado à leitura, a biblioteca municipal foi reaberta ao público com os cuidados e segurança, para evitar a propagação do novo coronavírus, e contou com a presença de um dos escritores mais importantes da literatura do Amazonas, Elson Farias, que falou sobre a sua vida literária e, também, autografou sua mais recente obra, que  faz parte dos ciclos de romances de sua autoria sobre temas voltados para a realidade amazônica.

 Construído a partir da perspectiva da personagem dona Theresa, o narrador reflete no livro sobre a alma feminina e sua forma de ver o mundo, destacando suas impressões, sentimentos e sua coragem para enfrentar as adversidades da vida.

 “Estou feliz com a homenagem. Não havia lugar melhor para lançar essa mais recente obra, que é um esforço em colaboração à cultura do nosso Estado e da nossa cidade. Aqui é a casa do livro. A biblioteca é a grande guardiã da palavra, da poesia, da prosa, da história, do romance”, enfatizou o poeta Elson Farias.

Biografia

Elson Farias é poeta, romancista e escritor de literatura infantojuvenil. Faz parte da geração de autores que fundou, em 1954, o mais importante movimento cultural da história do Amazonas, o Clube da Madrugada.

 Nascido em 1936, construiu uma história das mais produtivas da literatura do Amazonas, com obras fundamentais para o desenvolvimento cultural, como “Barro verde”, sua obra de estreia de 1961; “Estações da várzea”, de 1963; “Romanceiro”, lançado em 1965. Esses livros se tornaram marcantes na poesia amazonense.

 Nos últimos 20 anos, o escritor enveredou pelo caminho do romance, com destaque para uma série de narrativas de temática amazônica, como “O adeus de Diana”, “O comandante”, “Tauacuéra – a cidade desaparecida” e a “Ilha do risco”.



 

Fotos:  Marcely Gomes / Semcom


*Com informações assessoria 


Nenhum comentário