Últimas

Therezinha Ruiz apoia a implantação da Funati em Itacoatiara

 


Representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) participou hoje (20), em Itacoatiara, da assinatura do Termo de Implantação da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Abrahim, do reitor Euler Ribeiro e de autoridades do município, que será o primeiro a receber um polo da instituição fora de Manaus.


Presidente da Comissão da Mulher, do Idoso e da Família, Therezinha Ruiz aproveitou a ocasião para fazer o pré-lançamento da Cartilha do Idoso, uma publicação idealizada pela deputada, que auxilia as famílias com orientações sobre os direitos da pessoa  idosa, sobre a convivência pacífica e respeitosa, além de contatos das instituições que atendem as questões  da terceira idade.


Este é um momento gratificante de celebração de parceria entre a Funati e o município de Itacoatiara, para a realização de ações grandiosas em prol dos idosos. Quero também parabenizar a Câmara Municipal pela homenagem concedida ao reitor Euler Ribeiro, pelos serviços prestados ao nosso Estado”, declarou Therezinha.


Atuante na defesa dos direitos do idoso, a deputada Therezinha Ruiz ressaltou o trabalho de parceria que está articulando junto ao secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino e a Funati para incluir no currículo dos alunos do ensino fundamental, atividades pedagógicas de conscientização sobre os cuidados que as crianças devem ter com as pessoas idosas.


Com a ampliação das suas atividades para o interior, a Funati  pretende oferecer diversas atividades que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir dos 60 anos de idade, preparando a população para um envelhecimento mais saudável.


O reitor Euler Ribeiro anunciou como uma das ações da Funati em Itacoatiara, a realização de um curso de gerontologia em nível superior, com professores qualificados, para formar profissionais aptos a tratar da saúde dos idosos. Para tanto, ele solicitou o apoio da deputada Therezinha Ruiz com a apresentação de emendas parlamentares. 


Em função da pandemia, no primeiro momento serão oferecidas atividades on line de ensino e extensão, por meio de parcerias firmadas com a Prefeitura Itacoatiara. A Funati pretende integrar todas as áreas de atuação, oferecendo também serviços de assistência básica de saúde e pesquisas das populações ribeirinhas.


As atividades laborais estão programadas para acontecer na sede da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Itacoatiara, que possui estrutura física adequada para receber o público de idosos, no bairro Jauari.

Nenhum comentário