Prefeitura realiza palestra ‘Estímulo e Avaliação’ em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura realiza palestra ‘Estímulo e Avaliação’ em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Para dar continuidade às programações da “Semana da Pessoa com Deficiência”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 26/8, a palestra “Estímulo e Avaliação”, pelo YouTube, no canal da “Semed Educação Manaus”. A ação foi coordenada pela Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE), Gerência de Educação Especial (GEE) e o Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), com a participação de educadores, pais ou responsáveis da educação especial.

A palestra foi ministrada pela professora especialista na Educação Luciana Lago, que falou sobre as experiências pedagógicas com alunos PcDs (Pessoas com deficiência), do pré-diagnóstico ao processo avaliativo, e apresentou um vídeo sem áudio para interagir com os participantes.


“O vídeo quis mostrar exatamente isso, que todos nós temos algum tipo de dificuldade e a falta de organização dificulta qualquer tipo de trabalho. Os participantes sentiram a falta do áudio e não sabiam o que fazer. Isso acontece na sala de aula, quando um professor não se planeja para atender os alunos com algum tipo de deficiência, ele não vai interagir com a turma. É necessário que haja planejamento, é importante que todos desenvolvam suas atividades juntos de acordo com a sua capacidade. Isso é inclusão e cada um no seu tempo”, explicou Luciana.


A palestrante também respondeu várias perguntas que surgiram durante a live. “O que vivemos agora foi exatamente como devemos ser dentro da sala de aula, precisa existir uma troca de experiências, principalmente com os alunos PcDs, que trazem as particularidades do processo que eles desenvolvem, e a sensibilidade do professor é que mostra como ele pode interagir”, completou.


A live teve a duração de uma hora e finalizou com o agradecimento da gerente da Educação Especial, Francemary Maia de Lima, que falou que o objetivo foi alcançado. “Nossa intenção era levar a reflexão do assunto aos professores, pais ou responsáveis sobre o estímulo e avaliação. Tivemos uma participação muito boa, consideramos que o nosso objetivo foi atingido, e a professora Luciana conseguiu repassar todos os nossos anseios em nível de aprendizagem para todos que participaram desse momento”, concluiu Francemary.

Nenhum comentário