Vacina Amazonas: 70 mil pessoas já receberam doses contra a Covid-19 no viradão de imunização - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Vacina Amazonas: 70 mil pessoas já receberam doses contra a Covid-19 no viradão de imunização

População aderiu ao mutirão e há mais de 24 horas movimenta os postos de vacinação



Manaus|AM- Após 25 horas de ação, a 19ª edição do mutirão Vacina Amazonas atingiu a marca de 70 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Manaus. O mutirão segue até as 18h deste domingo (29/08) com 109 postos de vacinação distribuídos na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na primeira etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques e no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

 

Nesta edição, o Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, tem como objetivo aplicar a segunda dose da vacina na população acima dos 40 anos que tomou a primeira dose até o dia 28 de junho.

 

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou 150 mil doses de vacinas para esse mutirão. O viradão está acontecendo, estamos hoje com 70 mil doses de vacinas aplicadas e esperamos, até as 18h, que a população faça a adesão à campanha" reforçou o secretário executivo de assistência da capital, Jani Kenta.

 

Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para esta edição do Vacina Amazonas. Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

 

A família Guerreiro fez um programa de domingo diferente e compareceu no posto drive-thru da Arena da Amazônia para tomar a segunda dose da vacina.

 

“Todo mundo da minha família já tomou a primeira dose, e a gente sempre vem junto, a família sempre vem junta. Perdemos muita gente, pessoas importantes, a minha tia, que esperou muito para se vacinar, infelizmente ela não conseguiu tomar. Eu tenho esperança que isso tudo acabe", emocionou-se Jeniffer Guerreiro, que veio acompanhada do marido, da mãe e do irmão para que todos tomassem a vacina.

 

Público ampliado 


O mutirão Vacina Amazonas ampliou o público de vacinação contra a Covid-19 neste domingo (29/08). Podem completar o esquema vacinal as pessoas que receberam a primeira dose de AstraZeneca até o dia 28 de junho; de CoronaVac até o dia 31 de julho; e de Pfizer até o dia 28 de maio. Além disso, também é possível tomar a primeira dose da vacina, que está sendo aplicada em quem tem mais de 12 anos.

 

“Temos à disposição tanto a segunda dose e, na oportunidade, caso no grupo familiar tenha uma pessoa que não tomou a vacina, que seja primeira dose, ela também pode estar junto, nesse grupo familiar, recebendo sua vacina na megaestrutura que o Governo está disponibilizado ainda neste domingo, até as 18h", reforçou o secretário executivo de assistência da capital.

 

Para receber a segunda dose de qualquer uma das vacinas disponíveis, é necessário apresentar o cartão de vacinação, documento original com foto e CPF. No caso de primeira dose em menores de idade, é preciso estar acompanhado de um responsável e apresentar comprovante de residência (original e cópia), além de documento original com foto e CPF. A mobilização iniciou ontem (28/08) e vai até as 18h deste domingo, com 33 horas ininterruptas de vacinação em três pontos montados pelo Governo do Estado.

 

Intensificação para público com comorbidades e grávidas 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) segue fortalecendo suas equipes e estruturas para atender a população com comorbidades, grávidas e puérperas.

 

“É muito importante que a população entenda a necessidade de se diminuir casos, internações e óbitos. Só tem uma maneira, o fator de proteção é a vacina. Você que tem uma comorbidade, uma intervenção, uma diabetes, ou é uma gestante, ou tem obesidade, é fundamental que você receba sua segunda dose”, finalizou o Jani Kenta.

 

Estrutura 


Na Arena e no Sambódromo são 30 e 28 postos, respectivamente, operando na modalidade drive-thru. No Vasco Vasques, a estrutura é de 51 pontos, na primeira etapa do centro de convenções, para atendimento de pedestres.

 

Fluxo no complexo 


O acesso dos carros à área de vacinação da Arena da Amazônia acontece pela rua Lóris Cordovil e rua Jornalista Flaviano Limongi (via entre a Arena da Amazônia e o Sambódromo) com saída pela avenida Constantino Nery.

 

Em relação ao Sambódromo, a entrada dos veículos é pela avenida do Samba e também pela avenida Coronel Pedro Teixeira. No Vasco Vasques, a entrada de pedestres é pela avenida Coronel Pedro Teixeira.

 



FOTOS: Lucas Silva/Secom e Herick Pereira/Secom

Nenhum comentário