Parque Ponta Negra tem chafariz revitalizado e praia estará fechada no Dia de Finados - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Parque Ponta Negra tem chafariz revitalizado e praia estará fechada no Dia de Finados



Com cores, luzes e música, o chafariz principal do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, foi revitalizado e voltou a funcionar no dia do aniversário de Manaus, com o lançamento do “Ballet das Águas”, pelo prefeito David Almeida. Agora, a população pode apreciar a atração diariamente, a partir das 18h até as 21h, quando as luzes e sons são ativados.


Além do chafariz, está prevista para a orla da Ponta Negra a instalação do maior presépio em movimento do Brasil, além da já tradicional árvore de Natal.


Em razão do feriado de Finados, a praia perene estará interditada na próxima terça-feira, 2/11, assim como não funcionará no domingo, (31).


Excepcionalmente, será aberta na segunda-feira, 1º/11, ponto facultativo, para acesso aos banhistas.


Em razão das medidas de proteção contra a Covid-19, a praia e o acesso ao balneário seguem interditados nos fins de semana e feriados, funcionando de segunda-feira a sábado.


A comissão que coordena a gestão do parque monta estrutura para receber os frequentadores, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção na pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população. O complexo também recebe constantemente serviços de capinação, poda e limpeza pública.


Vacinação

 

Nos pontos de acesso à praia, equipes da prefeitura direcionam e orientam os usuários para que apresentem a carteira de vacinação nos dias de sábado, podendo ser a versão digital, por meio do aplicativo ConecteSUS com as informações de imunização, que pode ser obtido pela internet. A apresentação será solicitada para melhor controle e com o objetivo de proteger as pessoas que se vacinaram.


Acesso


Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura do projeto Faixa Liberada aos domingos.


A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.


Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.


A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.


Pandemia


Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.


A praia perene foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012. Desde 2011, ela não desaparece mais sob as águas do rio Negro, durante a cheia dos rios. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como de Copacabana (RJ), e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.



Foto – Ruan Souza 



*Com informações assessoria 

Nenhum comentário