Projeto promove a experiência de visitar um museu sem sair de casa - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Projeto promove a experiência de visitar um museu sem sair de casa

A iniciativa, apoiada pela Whirlpool, é voltada para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino de Manaus.


O Brasil possui mais de três mil museus espalhados por todo país, mas que ainda são poucos visitados pela população. Um levantamento feito com pessoas de diferentes regiões do país mostrou que apenas metade disse frequentar museus pelo menos uma vez ao ano. Para mostrar que esses espaços podem, além de cultura e conhecimento, ser uma opção de lazer, o projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, chega a Manaus no próximo mês.

As atividades serão realizadas no formato totalmente on-line entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade são convidados a conhecer as exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para o dia 10 de dezembro. A participação é totalmente gratuita e as inscrições devem ser feitas no site 

O programa também abrange capacitação para professores da rede pública, que serão convidados a participar de workshop sobre arte como ferramenta de ensino, a ser realizado no dia 9 de dezembro, das 16h às 17h.

Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, e, ainda, com apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

No projeto, ainda que virtualmente, os estudantes poderão sentir a experiência de estar em um museu, assistir a diferentes exposições e participar de uma visita on-line. Em Manaus, as exposições terão como cenário virtual, com imagens em 3D, o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço). O tema da primeira exposição que começa no dia 10 de dezembro é “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos”, que vai mostrar as competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. As outras duas mostras, já em 2022, vão abordar os temas “Fotógrafos da Natureza - Brasil” e “Empreendedoras do Século”.

Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas em Manaus. Além da capital amazonense, o projeto também será apresentado ao público de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), cidades onde a Whirlpool Corporation possui operações.

Para nós da Whirlpool, é muito recompensador investir em ações sociais voltadas para educação e sustentabilidade. Entendemos a importância de levar conhecimento, por meio de eventos com programações e experiências culturais, de forma inclusiva e diversa, como um de nossos compromissos com as futuras gerações”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas em acordo com seus países-membros e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.

“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.


 Serviço

O quê: Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus

Quando: de 9 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.

Workshop (Educadores): 9 de dezembro, das 16 às 17h

Visita Guiada da 1ª Exposição: 10 de dezembro, às 14h.

Para quem: Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino de Manaus (AM).

Inscrições gratuitas e mais informações: site



Sobre a NTICS Projetos




Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, somamos mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente. Há três anos somos uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam nosso plano de negócios. Nossas unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.




Sobre a Whirlpool Corporation




A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2020, a Empresa reportou aproximadamente US $19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.





Assessoria de Imprensa NTICS Projetos


Majuí - Comunicação para a Sustentabilidade


Andréa Brito (41) 99730-3661


contato@majuicomunicacao.com




Ciléia Pontes (47) 99991-1953

Nenhum comentário