Amazonenses sofrem em filas quilométricas para fazer o teste da COVID
Sistema de saúde está próximo do colapso com quase 100% dos leitos de UTIs ocupados
Manaus- A explosão de casos de COVID-19 mostra mais uma vez o caos na saude pública no Amazonas. Os SPAs e UBSs estão lotados e os que apresentam sintomas de COVID e sintomas gripais não conseguem fazer os testes. Só consegue quem enfrenta filas de no mínimo 5 horas no Studio 5 e hoje no centro de convenções Vasco Vasques.
Os hospitais Delphina Aziz e 28 de Agosto, em Manaus, estão com quase 100% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Eles são as principais unidades de pronto-socorro no estado.
Os dados são do painel de monitoramento de leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizados nesta quarta-feira (19).
O Amazonas enfrenta uma explosão de novos casos de Covid-19, impulsionada pela chegada da variante ômicron. Somente nas últimas 24h, foram quase 5 mil registros da doença.
O governador Wilson Lima insiste em dizer que o Amazonas não enfrenta a terceira onda da pandemia e mais uma vez não preparou o Estado para a explosão de casos. O pesquisador Jesen Orelana, da Fiocruz, escreveu no Twitter: “3a ONDA em Manaus e o MUNDO REAL: explosão de casos e internações, sobretudo nas crianças. Rede assistencial saturada, rios de dinheiro do combalido SUS sendo desperdiçados, dor/morte, faltam trabalhadores de saúde e tudo começa a funcionar no improviso!”, escreveu.
O pesquisador foi além e disse que a “Rota epidêmica em Manaus é: Passo1-Negligência sanitaria;2-Explosão de casos;3-Explosão de internações em LeitoClínico; 4-Explosão de internações em Leito de UTI (saiu de 18 em 01-Jan-2022 para 66 [17-Jan-2022]), subindo 267%. Estão esperando as mortes explodirem? Parem a matança. Basta!”, desabafou.
Nenhum comentário