Jornada PROFTECH 21: A sua jornada tecnopedagógica
Sabe aquele início da pandemia covid-19 que todo mundo precisou de ajuda e não sabia como e nem onde encontrar? todos nós passamos por este momento e no mundo da educação não foi diferente. docentes de todo o país se viram forçados a solicitar apoio técnico e ajuda das pessoas que já possuíam competências digitais para conseguir executar desde atividades básicas até as mais complexas usando celular e computadores.
foi neste contexto que surgiu o lab de educador, uma empresa voltada para o desenvolvimento de competências digitais com foco no ensino e na aprendizagem e que tem como lema: o compartilhamento de experiências tecnopedagógicas de educador para educador.
em junho de 2020, a pedido de muitos educadores, os professores zevaldo sousa e joão pedro criaram um canal voltado para a formação continuada de educadores para o desenvolvimento das competências digitais necessárias para uma educação do século xxi.
"durante os primeiros meses da pandemia, todas as escolas, educadores e família migraram sua comunicação para o whatsapp e não havia nenhum curso voltado para o uso educacional desta ferramenta. a pedido de muitos educadores, criamos um curso e fizemos várias oficinas com intuito de fortalecer o que eles já conheciam e ampliar seu olhar para que usassem a ferramenta com olhar tecnopedagógico. foi muito positivo e eles gostaram", disse o professor zevaldo sousa, sócio fundador da started
o professor zevaldo luiz rodrigues de sousa é baiano, licenciado em história pela ufrb (universidade federal do recôncavo da bahia), é especialista em mídias na educação pela ufam (universidade federal do amazonas) e mestrando em ciências da educação pela unit/brasil. já atuou como professor do ensino infantil ao ensino médio em diversas disciplinas como boa parte dos professores brasileiros, ou seja, conhece essa realidade muito bem e desde 17 anos, atua como professor de informática. desde 2017, atua como formador de professores para o uso de tecnologias digitais de comunicação e informação.
no primeiro momento, o foco do lab de educador estava voltado apenas para o letramento digital dos educadores. cursos e oficinas para o entendimento do funcionamento de plataformas de informação e comunicação como o whatsapp e diversas redes sociais como forma de se comunicar com os alunos em tempos de ensino remoto. todavia, em 2021, tudo mudou novamente e muitas novidades surgiram.
em fevereiro deste ano, um grande evento foi promovido pelo lab de educador em parceria com o grupo de educadores inovadores da amazônia (eduinovam) e mobilizou a internet em manaus, mais de mil pessoas participaram da jornada proftech21 onde foram apresentadas 9 ferramentas digitais para uso educativo.
e não parou por aqui, o lab de educador numa ação conjunta com o pedagogia que inspira e em parceria com a 9tc treinamentos e os teias co-working de jardim edite, parelheiros e jaçanã localizados na grande são paulo, promoveram a semana google para educadores e mais de 1500 educadores participaram deste evento.
dentre outras ações, o lab, como boa parte dos educadores chamam carinhosamente, criou o diário de educador, e o professor jp está a frente de todo o processo de construção, nos relata que: “o diário de educador é um podcast conversacional do lab que tem como objetivo o compartilhamento de experiências entre educadores. esse é um espaço para conversarmos de forma descontraída e sem muitos filtros sobre tudo o que tange a educação; é uma oportunidade para apresentarmos educadores que desenvolvem projetos inovadores de grande relevância para a educação.”
amazonense raiz, joão pedro rebelo dos santos é licenciado em ciências biológicas pela universidade do estado do amazonas (uea), está fazendo uma pós-graduação no curso de neuropsicopedagogia pela faculdade censupeg e atuo na formação de professores para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas na educação desde 2017.
o lab de educador já promoveu diversas atividades e oficinas em conjunto com diversos outros parceiros ou a pedido de diversas instituições como o cetam/amazonas e uniasselvi.
ao longo do ano, cursos e oficinas foram desenvolvidas com foco no letramento digital dos educadores. agora, os educadores zé e jp estão preparando a próxima jornada que terá como foco a segurança digital. apesar do retorno à escola, todos estamos imersos no ambiente digital e precisamos aprender a lidar com os perigos que estão por toda a rede" disse o professor zevaldo.
recentemente os sócios da started passaram por um processo formativo e hoje a também são multiplicadores da educação midiática no amazonas com selo reconhecido pelo instituto palavra aberta através do projeto educamídia.
neste ano de 2022, iniciaremos mais uma jornada de inovação e pretendemos criar uma plataforma digital de apoio aos professores, apoiaremos educadores criadores de conteúdo para que estes possam contribuir ativamente com a comunidade educativa e nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, faremos a mais uma jornada tecnopedagógica, essa será a segunda edição do proftech 21, uma jornada voltada para educadores que desejam desenvolver competências e habilidades do século xxi.
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