Prefeitura cria força-tarefa para agilizar notificação de casos de Covid-19 e síndromes gripais - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura cria força-tarefa para agilizar notificação de casos de Covid-19 e síndromes gripais

 


A Prefeitura de Manaus criou uma força-tarefa para notificar os casos de Covid-19 e síndromes gripais registrados no Centro Municipal de Testagem, que funciona em caráter emergencial desde o último dia 12, no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul da cidade. O trabalho de registro nos sistemas oficiais, realizado de forma rotineira pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está sendo reforçado por uma equipe de 30 servidores municipais, que irão atuar exclusivamente nesta tarefa, devido ao grande fluxo de testes processados na unidade de testagem rápida.

 

O trabalho começou na manhã deste sábado, 15/1, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e foi acompanhado pelo prefeito David Almeida, que reforçou o seu compromisso com a saúde da população. “Nossas equipes estão empenhadas em dar o melhor tratamento para as pessoas. Estamos trabalhando na inserção desses dados, que são importantes para atuarmos no controle da doença e também fortalecendo o telemonitoramento. Agradeço aos servidores pelo apoio nesse momento. Vamos superar essa fase. Dias melhores virão", acentuou o chefe do Executivo municipal. 

 

Os servidores da força-tarefa irão trabalhar em regime de escala, no horário das 8h às 17h, para garantir agilidade na inserção dos resultados dos testes no e-SUS Notifica. O sistema é uma das plataformas de informação do Ministério da Saúde e concentra os registros de casos suspeitos e confirmados (positivos) de Covid-19 e outras síndromes gripais de todo o país.

 

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que o trabalho de notificação de casos é fundamental para que a gestão avalie o cenário epidemiológico da cidade para, assim, nortear suas ações. “A notificação, que está sendo executada por servidores da Semsa e de várias secretarias do município, é fundamental para que a gestão acompanhe a situação epidemiológica da cidade. A partir dessas informações é possível ajustar nossas ações de acordo com as mudanças de cenário, em tempo oportuno”, ressaltou.

 

Fluxo

 

Os resultados dos testes realizados no Centro Municipal de Testagem para Covid-19 são reunidos em lotes pelos coordenadores da unidade e encaminhados ao CCC, para que a força-tarefa faça a inserção manual das informações no sistema do governo federal. Até sexta-feira, 14/1, já haviam sido realizados no local, 7.289 exames, dos quais 43% com resultado positivo para Covid-19. 

 

O Centro de Testagem, coordenado pela Semsa, está funcionando desde a última quarta-feira, 12/1, com atendimento de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h, para pessoas com sintomas gripais há, no máximo, sete dias. 

 

A unidade de testagem foi criada pela Prefeitura de Manaus para facilitar o acesso da população ao diagnóstico e assistência às síndromes gripais. A previsão inicial é que o serviço funcione por 15 dias. 

 

Os testes de antígeno para a Covid-19 também podem ser realizados por pessoas com sintomas, como febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo em 51 Unidades Básicas de Saúde da Semsa, cujos endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos pelos link: bit.ly/ubscovidmanaus

 

Texto – Tânia Brandão/Semsa

Foto – Jamyly Macedo/CCC

Nenhum comentário