Prefeitura realiza transbordo de 700 toneladas de lixo - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura realiza transbordo de 700 toneladas de lixo


Manaus- A Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, (16), o transbordo de 700 toneladas de resíduos retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias. O material recolhido das orlas pelas equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, zona Centro-Oeste, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010 (Manaus – Itacoatiara). O secretário da Semulsp, Sabá Reis, acompanhou todo o trabalho da equipe.



De acordo com Sabá Reis, diariamente, a prefeitura realiza o trabalho de retirada de resíduos sólidos em toda orla da cidade. As equipes que atuam na limpeza fluvial utilizam redes, balsas e rebocadores, tirando todo o lixo descartado, de forma irregular, nos rios e igarapés.

 

“Neste domingo, conforme determinação do prefeito David Almeida, estamos realizando, mais uma vez, o transbordo de lixo que é jogado nos igarapés e chega ao rio Negro. O nosso rio precisa ser cuidado por todos nós. Esse é o trabalho incansável, mas é doído e vergonhoso fazermos isso e algumas pessoas não terem consciência do descarte correto do seu lixo, matando os nossos rios e fazendo nossa cidade ser mal vista lá fora. Mas, nós temos tempo para mudar isso e cuidar daquilo que é nosso, dos nossos filhos e netos. Manaus é a nossa casa”, destacou Reis

 


Após a retirada dos resíduos sólidos dos rios, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retirou, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo, ao longo de 2021. Grande parte destes materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

 

Limpeza diária

 

Todos os dias, a Semulsp realiza a limpeza dos igarapés em Manaus. São 60 quilômetros de orla percorridos para a realização desse serviço. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapé do Franco, igarapé do 40, marina do Davi, porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), praia da Lua, e ainda regiões rurais, como comunidades do Livramento, Julião, Abelha e Nossa Senhora de Fátima recebem ações da prefeitura.



Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

 

Nenhum comentário