Amazonino lidera no interior e Manaus - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Amazonino lidera no interior e Manaus

Em um  eventual segundo turno, no interior do Estado, Amazonino teria 57,5% contra apenas 28,3% de Wilson Lima


Pesquisa realizada pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) mostrou que o ex-governador Amazonino Mendes é o mais lembrado pelo caboclo do interior. Amazonino também lidera a preferência do eleitorado de Manaus. O levantamento aconteceu entre dias 20 e 28 de janeiro deste ano e ouviu um total de 1,8 mil eleitores amazonenses.

Wilson Lima é o terceiro colocado nas pesquisas e Eduardo Braga, o segundo

No levantamento estimulado, aquele no qual o entrevistador apresenta nomes dos candidatos ao entrevistado, Amazonino tem 31,3% dos votos, seguido de Eduardo Braga (MDB) com 28,3% e Wilson Lima (PSC) com 19,2%. Marcelo Amil (PSOL) marcou 3,8% das intenções de votos. 


Em um segundo cenário, o nome de Marcelo Amil foi substituído pelo o do ex-ministro General Pazuello (sem partido). O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) também aparece nesse levantamento. Apesar das mudanças, Amazonino Mendes lidera as intenções de votos com vantagem também no interior.  São 31,5% da preferência eleitoral, contra 27,2% do atual senador Eduardo Braga. Wilson Lima soma 19,3%, Nicolau 4,5% e Pazuello 2,8%.


Em uma entrada do ex-presidente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota) na disputa, Amazonino seguiria na liderança isolada no interior do estado. Somaria 31,8%. Braga 27,2%, Wilson 19,2%, Ricardo Nicolau 4,3% e Menezes 2,7%.

Em todas as projeções do interior, votos brancos e nulos somam um media 3%. 

Segundo Turno

O ex-governador Amazonino Mendes também venceria em todos os cenários projetados para uma atual disputa de segundo turno. 

Em uma disputa contra o atual governador Wilson Lima, Amazonino teria uma grande vantagem de 57,5% dos votos do interior, contra 28,3% de Wilson.
Brancos e nulos, nessa projeção, somariam 4%. 

Contra Eduardo Braga, Amazonino teria num segundo turno  44% da preferência do eleitorado do interior, Braga 40%. Brancos e nulos chegariam aos 5,5%.

O Instituto Diário de Pesquisa ouviu 600 eleitores em 11 cidades do interior do Amazonas, entre os dias 20 e 28 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 4%, para mais ou menos. O nível de confiança soma 95%, ou seja, se esta pesquisa fosse feita 100 vezes, repetindo-se as mesmas condições, então em aproximadamente 95 destas vezes as proporções obtidas em cada resposta, com uma variação de 4,0% para mais ou para menos, seriam as mesmas.

Liderança na capital

O IDP já  projetou a  preferência do eleitorado da capital amazonense. O levantamento que ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 20 e 25 de janeiro deste ano, mostrou a liderança isolada de Amazonino Mendes na disputa pela governo do Amazonas, segundo o eleitorado de Manaus. 

Amazonino apareceu com a larga vantagem de 43,8% das intenções de votos dos manauaras. Braga marcou 12% e Wilson Lima 11%. O pré-candidato do PSOL, Marcelo Amil marcou 3,2%, nesse cenário. Votos brancos e nulos somaram 6%

Num segundo cenário Amazonino mantém a grande vantagem, com 41,9% dos votos.  Braga atingiu 13%, Wilson 10,9%. Ricardo Nicolau aparece com 6,6% e General Pazuello somou 6,5%. Nesse segundo cenário votos brancos e nulos somaram 4,9%


Em outro cenário, na pesquisa estimulada e, desta vez, com nome do prefeito David Almeida, o ex-governador Amazonino Mendes alcança o percentual de 39,3%, seguido de David Almeida (Avante) , com 15,9%. Wilson Lima (PSC) aparece na terceira posição com 10,6%. Em seguida, aparece Eduardo Braga (10,4%), Ricardo Nicolau (Solidariedade) somou 5,9%. Ainda neste cenário, votos branco ou nulo são 4,9%.
A pesquisa está registrada no TRE sob identificação AM-03979/2022.

Os números são do Instituto Diário de Pesquisa

Nenhum comentário