Beto Simonetti toma posse como novo presidente nacional da OAB - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Beto Simonetti toma posse como novo presidente nacional da OAB

Posse será nesta terça-feira (1º). Simonetti era secretário-geral da instituição e atuou no projeto da Lei de Abuso de Autoridade



O conselheiro federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pelo Amazonas, José Alberto Simonetti, de 43 anos, tomará posse nesta terça-feira (1º), em solenidade às 9h, como o novo presidente nacional da instituição. O Conselho Federal da ordem se reuniu na segunda-feira (31) para realizar a votação que elegeu o advogado com 77 votos válidos, um nulo e dois em branco.


Conhecido como Beto Simonetti desde que começou na profissão de advogado, em 2001, ele exercia a função de secretário-geral da OAB. A chapa de Simonetti foi registrada com o apoio de 26 seccionais da OAB. O principal requisito para qualquer advogado do país disputar a eleição nacional da OAB é ter o apoio de, pelo menos, seis seccionais estaduais.


Beto Simonetti é advogado criminalista e tem pós-graduação em direito penal e em processo penal pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas). O pai dele, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. 


Em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas, Beto Simonetti foi reeleito em novembro de 2021 para começar o quinto mandato neste ano. Ele já foi diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Também atuou, dentro da OAB nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.


Também foram eleitos para a diretoria nacional da OAB as seguintes conselheiros federais:


• Rafael Horn (Santa Catarina), vice-presidente;

• Sayury Otoni (Espírito Santo), secretária-geral;

• Milena Gama (Rio Grande do Norte), secretária-geral-adjunta;

• Leonardo Campos (Mato Grosso), diretor-tesoureiro.

Nenhum comentário