Últimas

Com estoque de sangue em nível crítico, Hemoam convoca doadores




Manaus- O estoque de sangue da Hemoam registrou queda de 62%, nesta segunda-feira (07). O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde. Para reverter a situação, o hemocentro convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para realizarem a doação.


A média de comparação atual está em 140 doadores por dia. Para regularizar o estoque, são 250 doações/dia.


O esvaziamento do estoque é atribuído ao surto de Covid-19 e demais síndromes respiratórias. Quem testou positivo para Covid, mesmo que leve ou assintomático, só pode depois de dez dias, desde que não seja com nenhum sintoma. Quem teve contato com pessoas que testaram positivo deve esperar sete dias, contados a partir do último dia desse contato. Quem teve gripe fica sem poder por sete dias.


Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, a partir de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O Hemoam funciona de segunda à sexta, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada.


Shopping Ponta Negra


A unidade móvel conhecida como ‘vampirão’, estará no Shopping Ponta Negra, nesta quinta-feira (10), das 13h às 19h, recebendo doação de sangue.

A ação é uma maneira de ajudar a reforçar o estoque do hemocentro, principalmente nesse período de pandemia em que houve uma redução considerável de doações.


O ônibus do Hemoam estará no estacionamento L1 do shopping, localizado na avenida Coronel Teixeira, 5705, Ponta Negra. Um espaço na área interna será montado para realizar o pré-atendimento dos doadores e tirar dúvidas sobre o tema.

Nenhum comentário