Manaus terá 20 pontos de vacinação neste sábado (5) - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Manaus terá 20 pontos de vacinação neste sábado (5)

A campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Prefeitura de Manaus, terá 20 pontos de atendimento neste sábado, 5/2. Em nove locais poderão ser vacinadas as crianças de 5 a 11 anos e nos outros 11 pontos, o público a partir dos 12 anos de idade. A consulta aos detalhes como endereços, horários de funcionamento e tipos de imunizantes disponíveis pode ser feita no site (https://semsa.manaus.am.gov.br) e nos perfis oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a importância da vacinação para evitar o agravamento de sintomas nos casos de contaminação pelo novo coronavírus. “A eficácia das vacinas pode ser comprovada neste início de ano, quando tivemos uma elevação considerável no número de casos confirmados de Covid-19, mas não tivemos problemas de falta de leitos na rede hospitalar. Pessoas com o esquema vacinal completo que tiveram a doença, apresentaram sintomas brandos, sem maiores complicações, com recuperação rápida”, lembra.

Shádia Fraxe destaca que o Vacinômetro municipal indica redução no número de pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina. “Estamos observando uma procura maior pela primeira dose. No dia 2 de janeiro, 106.705 não tinham tomado a primeira dose. Hoje nosso sistema mostra que esse número caiu para pouco mais de 51 mil porque as pessoas estão entendendo a necessidade da vacina”, comenta. 

Com relação aos que já passaram dos intervalos para a segunda dose, o Sistema Municipal de Vacinação (SMV) totalizava nesta sexta-feira, 4, aproximadamente 245 mil pessoas. 

Documentos

Para receber a primeira dose, as crianças de 5 a 11 anos de idade e os adolescentes de 12 a 17 anos deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos. Também será necessário apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Para os de 18 anos ou mais, basta levar o documento de identidade original, com foto e o CPF.

No caso da segunda dose, é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Para a terceira dose, as pessoas a partir de 18 anos, que estejam nos intervalos indicados, devem apresentar identidade, CPF e a carteira de vacinação com o registro das duas doses.

Quarta dose  

Podem receber a quarta dose pessoas que tenham imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; as que fazem uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para receber a quarta dose, é necessário ter tomado a terceira dose há quatro meses ou mais, apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle.

Nenhum comentário