Projeto de estudante de escola pública de Manaus se destaca em premiação nacional e será apoiado por empresa - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Projeto de estudante de escola pública de Manaus se destaca em premiação nacional e será apoiado por empresa

Estudante que idealizou projeto de saneamento básico para o bairro de Petrópolis será contratada como jovem aprendiz


Moradora do bairro de Petrópolis, na zona Sul de Manaus, a estudante amazonense Yasmim Ramos de Souza, de 15 anos, cursa atualmente o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Amazonense Dom Pedro II, no Centro da cidade. Yasmim idealizou nos últimos meses um projeto chamado “educação e meio ambiente”, voltado para a conscientização ambiental de crianças entre 5 e 10 anos. O objetivo de Yasmim é promover oficinas lúdicas que estimulem o interesse infantil em temas como saneamento básico, reciclagem e sustentabilidade, em parceria com a associação de moradores do bairro de Petrópolis (SOMAP)


Yasmim ficou entre os 10 grandes destaques do país na terceira edição da premiação nacional do “Projeto Pioneiros”, que visa estimular a inovação e a criatividade entre jovens de todo o Brasil, despertando especialmente a atenção para temas relacionados ao saneamento básico. A amazonense concorreu com quase 200 estudantes que participaram do programa no último semestre, de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão e Pará. O “Projeto Pioneiros” é promovido pela holding Aegea, que atua em 153 cidades do país. A Aegea está presente na capital amazonense desde 2018, através da Águas de Manaus. 


A ideia de Yasmim foi abraçada pela Águas de Manaus e receberá todo apoio da concessionária para sair do papel. A previsão é que as oficinas idealizadas pela estudante sejam colocadas em prática no mês de agosto e que a estudante receba a tutoria  de profissionais da empresa para executar as oficinas. 


Além disso, Yasmim passará a trabalhar como jovem aprendiz na concessionária que gerencia os serviços de água e esgoto na capital. “Fico muito orgulhosa e feliz em saber que minha ideia receberá o apoio da empresa e vai se transformar em algo real. Antes de ter contato com o projeto Pioneiros, eu não tinha noção do quanto o saneamento básico está presente em todos os lugares no nosso dia a dia. Como a educação é a base de tudo, nada melhor do que levar um pouco de conhecimento até a minha comunidade e estimular isso desde a infância”, resumiu a estudante. 


Em seu projeto, Yasmim ainda propõe utilizar brinquedos e artesanatos desenvolvidos com material reciclado nas oficinas, sempre pensando em uma forma lúdica para envolver as crianças. Além disso, quem participar das oficinas também conhecerá estações de tratamento de água e de esgoto. “Acredito que o saneamento é algo que precisa ser discutido desde cedo, seja na escola ou em casa. Se educarmos as crianças sobre jogar o lixo em local adequado e utilizar a água de forma correta, vamos formar cidadãos mais conscientes no futuro”, conta. 


Yasmim participou da turma 2021 do Pioneiros.  Ela tem dois objetivos profissionais: cursar psicologia ou seguir carreira de militar na Marinha. Independente do rumo que decidir, ela deseja seguir aplicando os conhecimentos adquiridos durante a participação no Pioneiros. “Acho que é possível trabalhar com projetos que estimulem a conscientização ambiental. Vou levar pra vida tudo o que eu conheci nesses últimos meses. Ver o esgoto entrando em uma estação de tratamento e saindo como água limpa no fim do processo foi uma das coisas que mais me marcou”, disse a estudante. 


INOVAÇÃO - O projeto de Yasmim foi escolhido, por uma banca técnica como o melhor entre os concorrentes de Manaus. E ficou entre os dez melhores do país na etapa nacional do “Pioneiros”, que teve o resultado divulgado nesta terça-feira (08). 


A Águas de Manaus também pretende aproveitar as ideias de outros estudantes que participaram da edição 2021 do Pioneiros. “Nesta edição do Pioneiros em Manaus, 35 alunos de escolas públicas concluíram a imersão. E tivemos 23 projetos de conclusão participando da disputa local. Foram muitas ideias interessantes, propostas por esses jovens. Estamos estudando implantar algumas outras, além do projeto da Yasmim”, resumiu o gerente de responsabilidade social, Semy Ferraz.


PROJETO PIONEIROS - Despertar a atenção dos mais jovens para a educação ambiental e oferecer uma oportunidade de capacitação profissional em saneamento básico são alguns dos objetivos do programa “Pioneiros”, criado pelo grupo Aegea em 2019. O projeto funciona da seguinte maneira: estudantes de escolas públicas são selecionados para participar de uma imersão no universo do saneamento básico. Através de uma série de palestras, treinamentos e visitas técnicas, os estudantes vão conhecendo diferentes áreas de atuação, a infraestrutura e a importância do serviço através do contato direto com profissionais da empresa. 


No fim do programa, os participantes devem entregar, como trabalho de conclusão de curso, um projeto de melhoria em saneamento, que possa ser aplicado em seu bairro. Em Manaus, a próxima edição do Pioneiros em Manaus irá acontecer no segundo semestre.

Nenhum comentário