Resultado do Enem 2021: MEC antecipa divulgação das notas do exame - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Resultado do Enem 2021: MEC antecipa divulgação das notas do exame



Boa notícia para os milhares de candidatos que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta às notas individuais dos estudantes, prevista para ser liberada somente na próxima sexta-feira (11), foi antecipada para a noite desta quarta-feira (9).


De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a antecipação de dois dias se deu pela celeridade no cumprimento do cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


“Diminuímos dois dias de ansiedade no coração dos estudantes brasileiros”, disse o ministro. Os treineiros receberão as notas daqui a dois meses.

A primeira edição do Enem 2021 aconteceu nos dias 21 e 28 de novembro. Dos 3,1 milhões de inscritos, 30% faltaram às provas. De Pernambuco, participaram cerca de 127 mil estudantes. 


A reaplicação, realizada em janeiro deste ano, teve 340 mil candidatos no País. Foi feita por quem teve problemas na aplicação da primeira edição, por pessoas privadas de liberdade para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade destinada às pessoas isentas da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020. 


Coma nota do Enem, os estudantes podem concorrer a vagas de graduações em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nas faculdades privadas, a nota do Enem pode ser usada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Há vagas para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta já está disponível na página do Sisu.


Nesta primeira edição de 2022, o Ministério da Educação ofertará 221.790 vagas. As  inscrições serão na próxima semana, de 15 a 18 de fevereiro. As vagas são para 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior. A consulta dessa oferta já está disponível na página do Sisu.


Para Pernambuco haverá 15.156 vagas no Sisu. Participam todas as universidades públicas do Estado: UFPE, UFRPE, UPE, Univasf e UFAPE, além dos dois institutos federais, IFPE e IF Sertão PE. 


Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.




Fonte: Uol

Nenhum comentário