As pessoas com deficiência são esquecidas”, critica Rodrigo Guedes em Audiência Pública sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

As pessoas com deficiência são esquecidas”, critica Rodrigo Guedes em Audiência Pública sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down



Proposta pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC), uma audiência pública para discutir as demandas de pessoas com Síndrome de Down e instituições que atendem estas pessoas foi realizada nesta quinta-feira, (24), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo Guedes, esta é uma oportunidade de dar luz às instituições que atendem tanto às pessoas com Síndrome de Down, quanto às Pessoas com Deficiência, que são esquecidas pelo Poder Público.

 

“Nós já fizemos inúmeros debates e discussões, audiências públicas, plenárias, conferências, mas a prática avança muito lentamente, às vezes até regride. Todo tipo de discussão, debate, é importante para que possamos fazer as demandas se tornarem realidade. Porque não podemos ter na nossa cidade um centro especializado para atender as pessoas com Síndrome de Down, como o EAMAAR, por exemplo? Precisam de políticas públicas do Estado, precisa ter um envolvimento do chefe do Poder Executivo. Nós não avançamos no mais básico”, criticou Guedes.

 


O tema do Dia Internacional da Síndrome de Down neste ano é o que significa a inclusão, para levantar a discussão e conscientização de uma inclusão social cada vez maior. Na ocasião, o parlamentar relembrou que tem realizado a doação do aumento do salário aprovado aos vereadores para instituições sociais de Manaus que muitas vezes não possuem estrutura e condições financeiras para dar continuidade ao trabalho feito.   

 

A audiência também contou com a participação de representantes de instituições sociais que atendem Pessoas com Deficiência em Manaus: Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA), Associação dos Pais e Amigos do Down no Amazonas (APADAM), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais Manaus (APAE), Associação de Apoio às Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APPNE) e Associação Pestalozzi de Manaus. 

 

Também representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Manaus (CMDPDM), Conselho Estadual (CONEDE-AM), da Federação das APAEs do Estado do Amazonas (FEAPAES), Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), Instituto Amazonense de Inclusão e Desenvolvimento do Amazonas (IAIDAM) e Instituto Borboletas Azuis.


Foto: Michell Mello

Nenhum comentário