Roberto Cidade quer criar o Setembro Roxo, mês de conscientização sobre o Alzheimer - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Roberto Cidade quer criar o Setembro Roxo, mês de conscientização sobre o Alzheimer


Está tramitando na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei (PL) de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), que cria o Setembro Roxo, mês que deverá ser destinado a conscientizar a população amazonense a respeito da doença de Alzheimer. Atualmente, no dia 21 de Setembro já é celebrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.


O objetivo principal da propositura é estimular o diagnóstico precoce e, também, a integração de pessoas acometidas pela doença e seus familiares.


Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer, são diagnosticadas no Brasil 55 mil pessoas com algum tipo de demência anualmente e cerca de 6% da população idosa do País têm a doença.


Uma parcela significativa da população tem Alzheimer e uma outra boa parte tende a desenvolver a doença. O Projeto visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce. A ideia não é somente iluminar da cor roxa os prédios públicos, mas promover ações efetivas que ajudem quem já tem Alzheimer e sobretudo a prevenir a doença”, destacou o deputado.


A doença


O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. 


Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem, tornando-a totalmente dependente de amigos e familiares.

Nenhum comentário