Sextorsão e Catfishing: Polícia alerta para golpes mais usados em app de relacionamento - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Sextorsão e Catfishing: Polícia alerta para golpes mais usados em app de relacionamento


Manaus/AM - Com a grande popularidade e o crescimento de sites e aplicativos de relacionamento, a Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta para os cuidados para não cair em golpes.


De acordo com o delegado Reinaldo Figueira, existem inúmeros golpes que são cometidos como os crimes de sextorsão e catfishing, onde ocorre a ameaça em divulgar imagens íntimas em troca de dinheiro ou extorsão mediante envio de presentes.


Para quem decidir iniciar um relacionamento na internet deve se atentar aos detalhes e situações durante as conversas. Muitas vezes o infrator utiliza contas fakes para lesar e, posteriormente, aplicar o golpe contra a vítima”, disse.


Sextorsão 


Reinaldo esclarece que no crime de sextorsão, os indivíduos coletam mídias íntimas da vítima e ameaça divulgá-las caso a outra parte não pague uma determinada quantia em dinheiro.


Catfishing 


O titular ressalta que no catfishing, após conseguir a confiança da vítima, os infratores começam a pedir quantias em dinheiro para enviar presente à ela, alegando que o valor servirá para pagar o frete da encomenda.


O delegado enfatiza que, para evitar o cometimento desses crimes, é importante sempre se certificar quem de fato é a pessoa que está do outro lado da tela do aparelho eletrônico, podendo iniciar uma relação de confiança com a mesma.


Orientação 


Figueira orienta a quem for vítima destes crimes, deve colher o máximo de materialidade possível, como prints de conversas nas redes sociais e/ou comprovantes de transferências bancárias.


Caso alguém se sinta lesado por golpes de relacionamento cometidos no meio virtual, deve procurar a Dercc, que está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, onde será dado andamento nos trabalhos investigativos para identificar o autor e elucidar o caso.


A ocorrência também pode registrada no site da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

Nenhum comentário