Só 32% dos adolescentes aptos a emitir título de eleitor no Amazonas fez inscrição no TRE - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Só 32% dos adolescentes aptos a emitir título de eleitor no Amazonas fez inscrição no TRE

Manaus/AM - Com 155,4 mil amazonenses com idade entre 16 e 17 anos, aptos a fazerem a inscrição no Tribunal Regional Eleitoral, para participarem da votação deste ano, apenas 51,3 mil,  o equivalente a 32,9% da população, efetivou o documento nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, e poderão votar nas próximas eleições.

O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para emitir o documento é até o próximo dia 4 de maio e o órgão tem intensificado campanha nas mídias sociais para atrais os adolescentes para fazer inscrição.

De acordo com o IBGE, 155.741 amazonenses com idade entre 16 e 17 anos, estão aptos a fazerem a inscrição no Tribunal Regional Eleitoral (TER-AM).

As emissões de título deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, apresentou um aumento de 1,03%, já que no ano passado foram 50.837 emissões de título de eleitor para adolescentes.

Mas quando se compara a dados de 2020, o número de emissões caiu 46%, pois naquele ano o Amazonas registrou 95.135 emissões nos dois primeiros meses do ano.

Em nível nacional, o TSE intensificou a campanha para estimular os jovens a se inscrever por avaliar como baixa a adesão desse público neste ano, pois apenas 830 mil jovens têm o título de eleitor, sendo o menor índice registrado em 30 anos.

Para essa faixa etária, no Brasil, o voto é opcional. O título de eleitor pode ser emitido nos cartórios eleitorais e também pela internet, no site do TSE, pelo sistema Título Net.

De acordo com a legislação, o cadastro eleitoral deve ser feito em até 150 dias antes de cada pleito. Esse período é destinado para as pessoas resolverem pendências como a transferência de domicílio eleitoral e ausência de justificativa nas últimas eleições.

Fonte: TSE AM

Nenhum comentário