Últimas

Forças de segurança continuam atuando nas buscas para localizar paraquedista desaparecido

O corpo de uma das vítimas foi encontrado na manhã deste sábado (16/04)

 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) reforçou, na manhã deste sábado (16/04), as buscas por dois paraquedistas que desapareceram após a forte chuva que atingiu a capital do estado na tarde de sexta-feira (15/04). Por determinação do Governo do Estado, a SSP-AM, através da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), instalou um gabinete de crise ainda na noite de sexta-feira para acompanhar as buscas. Até o final da manhã deste sábado, o corpo de uma das vítimas já havia sido encontrado.  

 

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública, coronel Anézio Paiva, o gabinete de crise ficará ativado até que a outra vítima seja localizada.  

 

“O governador Wilson Lima determinou a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), através do gabinete de crise, e todos os órgãos do sistema de Segurança Pública integrados foram acionados. O gabinete continua ativado até localizar a segunda vítima”, disse o secretário-executivo.  

 

Ao todo, 74 agentes das forças de segurança estão empenhados nas buscas do paraquedista que ainda está desaparecido. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, quatorze paraquedistas realizaram o salto do Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.  

 

“Desse total, dez pousaram em segurança, quatro tiveram sua rota de pouso alterada. Dois conseguiram pousar nas margens do rio de forma precária e os outros dois caíram na água entre o meio da ponte para a margem do Cacau Pirêra (distrito de Iranduba)”, explicou.

 

O comandante-geral do CBMAM disse que, ainda na sexta-feira, foram acionados o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, Polícia Civil e o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), que iniciaram as buscas, permanecendo com os trabalhos durante toda a noite.  

 

O coronel Muniz ainda enfatizou a importância da ajuda da população, com informações que possam levar ao outro paraquedista, que segue desaparecido. “Pedimos também para as pessoas que tiverem informações de localização, de fragmentos do paraquedas ou de fragmentos de roupa que possam indicar a localização da vítima que está desaparecida, que nos informe através das redes sociais ou dos números de emergência 193, do Corpo de Bombeiros, 190, da Polícia Militar, que será muito útil e certamente contribuirá para o nosso serviço”, ressaltou o comandante-geral do CBMAM.  

 

Atuação 

As buscas contam com cinco embarcações, sendo uma da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), duas do CBMAM, uma da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e outra embarcação da Marinha do Brasil. Um helicóptero do DIOA, também auxilia os agentes nas buscas. O gabinete de crise recebeu ainda a presença de um representante do Aeroclube de Manaus, que deve colaborar com informações sobre o caso.  

 

Efetivo 

O trabalho integrado conta com agentes da Seagi, da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), do DIOA, do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), da PMAM, da PC-AM, do CBMAM e da Marinha do Brasil. 

 

 

FOTOS: Lindemberg Cavalcante/SSP-AM  

Nenhum comentário