Prefeitura de Manaus promove passeio com crianças autistas na Ponta Negra - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus promove passeio com crianças autistas na Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, na manhã e tarde desta terça-feira, 5/4, um passeio com crianças autistas atendidas no Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), na Ponta Negra, localizada na zona Oeste da capital. A atividade, que faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2, também reuniu mães e responsáveis que aproveitaram o dia de muita diversão.

“Na atividade de hoje, fizemos uma terapia externa, onde as crianças mantiveram um contato social. Desenvolvemos atividades sensoriais, por meio do contato com a areia, com a água, que é um pouco mais quente, como é a água de rio, diferente da piscina, tirando-os da zona de conforto. As crianças tiveram mais contato com a natureza, que eles gostam, e os pais perceberam que existem outros espaços públicos onde eles podem levar os filhos e eles se adaptam”, ressaltou o diretor do Eamaar, Alexandre Mascarenhas

“Aqui eles experimentaram o sol, a areia, a água. Tudo é linguagem dentro da área da fonoaudiologia. É uma forma de aprender as coisas do mundo, de mexer com o emocional e é um passo importante, pois permite estimular as nossas crianças”, afirmou.

Por conta da discriminação ou do preconceito, muitas famílias deixam de realizar atividades culturais e de lazer com os filhos. Como as crianças autistas podem apresentar comportamentos diferentes, as famílias acabam afastando as crianças de ambientes públicos. Com o passeio de hoje, as mães retomaram as atividades de lazer.

“Estou achando ótimo, bem educativo, bem sensorial. Meu filho pode pisar na areia, se molhar, sentir as sensações. Eu achei bem interessante”, salientou Jamaica Feitoza, mãe de um garoto autista.

O que é o autismo

Os primeiros sinais e sintomas de autismo são identificados, geralmente, por volta dos 2 a 3 anos de idade, período em que a criança tem uma maior interação com as pessoas e o ambiente.

O autismo é uma síndrome que causa alterações na capacidade de comunicação, interação social e comportamento, o que provoca sinais e sintomas como dificuldades na fala, bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns, como não gostar de interagir, ficar agitado ou repetir movimentos.

É importante lembrar que ter alguns destes sinais não é suficiente para confirmar o diagnóstico de autismo, pois podem ser traços de personalidade. Assim, o ideal é sempre consultar o pediatra para fazer uma avaliação mais detalhada.

No Eamaar, uma equipe multidisciplinar com pediatra, psiquiatra, neuropediatra, dentista, psicólogos, psicopedagogos, educador físico, serviço social, enfermagem, fisioterapia e enfermagem são os responsáveis pelos atendimentos.

 

Nenhum comentário