Prefeitura de Manaus realiza curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura para produtores rurais - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Prefeitura de Manaus realiza curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura para produtores rurais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), iniciou, nesta terça-feira, 26/4, o curso “Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura”, para produtores rurais dos ramais do Pau-Rosa, da Cooperativa e entorno, localizados no Km 21 da BR-174. A ação é uma continuação do programa Manaus+Agro, iniciado em março passado.

A realização do curso, que é dividido em teoria e prática, visa a profissionalização da piscicultura por intermédio do manejo correto, processos de gestão e regularização da atividade, no município.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a secretaria tem desenvolvido um papel fundamental na gestão do prefeito David Almeida, que é o acompanhamento, do início ao fim, de todo o programa do Manaus+Agro.

“A gente consegue, por meio da parceria com a Sepror, trazer para esses piscicultores, conhecimento atrelado à técnica e na sequência levamos eles a terem uma experiência prática da vivência como piscicultor, como fazer o manejo de forma saudável, uma boa gestão nos processos, e um pouco sobre a regularização. Então o nosso trabalho é desenvolver esses aspectos e acima de tudo, dar assistência técnica do início ao fim do processo. O fim que falamos é o abastecimento das feiras, a sequência da cadeia produtiva que encerra no escoamento da produção até o último ponto, que é a comercialização desses produtos”, explicou o secretário.

Trinta vagas foram disponibilizadas para piscicultores beneficiados com a entrega de ração, feita no lançamento do projeto Manaus+Agro, em março passado. Produtores que em dezembro de 2021, foram beneficiados com a doação de 20 mil alevinos, também participaram do curso. Filhos de piscicultores estudantes do 9º ano puderam participar como ouvintes. Até o final do encontro, os instrutores do curso vão trabalhar as técnicas de manejo necessárias para o desenvolvimento saudável dos alevinos, até que a produção chegue ao destino final, bem como os instrumentos necessários para a legalização da atividade.

Para o piscicultor Ademar Pantoja, morador do ramal da Cooperativa, o curso é uma fonte de informações que deve ser aproveitada por todos.

“Para nós isso é muito importante, porque a gente aqui vive do que produz e precisamos dessas parcerias com o governo e com a prefeitura. Eu acredito que daqui para frente vamos ter vários treinamentos, isso é bom para a nossa cooperativa e nosso ramal. Somos 21 comunidades nesse assentamento e esse é o primeiro de muitos que devem vir pela frente, muito obrigado”, declarou o produtor.

Já o piscicultor Ezequias Rabelo, também do ramal da Cooperativa, fala que a técnica e a prática que o curso está trazendo, torna a experiência ainda mais importante para eles.

“Esse trabalho que vocês estão fazendo para nós é muito importante, porque a gente já trabalha na forma correta, não tem desperdício de alimentação, tá entendendo? Os ramais, também, quando estiverem prontos, vão ser muito importantes para a gente escoar a produção até a cidade. Só temos a ganhar com isso. Agradeço muito ao secretário Wanderson Costa, da Semacc, pelo trabalho que ele está fazendo pela nossa comunidade”, finalizou o piscicultor.

O curso foi ministrado em parceria com a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam). O encerramento acontece nesta quarta-feira, 27/4, com a certificação dos participantes.

 

Nenhum comentário