Últimas

Governo Presente chega à Cidade Nova com serviços gratuitos de cidadania e saúde

Atendimentos seguem até às 14h, no Ceti João dos Santos Braga


A  quinta edição do programa Governo Presente em Manaus oferta, neste sábado (28/05), ações de cidadania, saúde, segurança e outros serviços gratuitos para a população do bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Os atendimentos iniciaram às 8h e seguem até 14h, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga.

 

Para os moradores da região, a ação é a oportunidade que faltava para quitar pendências documentais, atualizar o esquema vacinal, receber orientações sobre programas sociais ou até cuidar da beleza e autoestima. 


O motorista Adriano Fernandes, 33, que já era habilitado nas categorias A e B, recentemente foi aprovado também para a categoria D e recebeu a nova Carteira Nacional de Habitação (CNH) durante o Governo Presente. 


"Muito melhor, beneficia a mim e a outras pessoas também. Com a categoria D eu acredito que várias portas podem se abrir para mim. Uma oportunidade única como essa eu não podia faltar, tinha que meter a cara. Agradeço ao Governo do Estado, que nos acolheu, nós precisávamos muito", disse o motorista, que é morador da Cidade Nova. 


Além da entrega de documentos a motoristas habilitados, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atende o público para serviços de veículos, realiza ações educativas, certifica mototaxistas aprovados em cursos e dá informações a respeito dos projetos CNH Social, Motociclista Legal e CNH na Escola. 


"O governador Wilson Lima, com esses eventos, traz o Estado para mais próximo da população, e hoje nós estamos trazendo cidadania, acima de tudo, com os nossos serviços. Isso é bom, porque as pessoas que trabalham durante a semana não têm tempo, e aos sábados é uma grande oportunidade para fazer todos os serviços que precisam", observou Amurinê Tomaz, diretor-presidente do Detran-AM. 


Cidadania e social 


O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realiza serviços de corte de cabelo, barbeiro, massagem, tranças, penteados e esmaltação.


"Vim cuidar da beleza. É uma oportunidade para quem não tem condições de pagar, e também é a minha folga, aproveitei. Estão de parabéns, que venham muito mais oportunidades como essa para a gente", disse a auxiliar de serviços gerais Edilene Amorim, 43, que mora na Cidade Nova e saiu da ação com as unhas esmaltadas.




A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) está realizando a emissão de mil RGs, entre 1ª e 2ª via; e atendimentos relacionados à Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal e Idoso Empreendedor.


A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), reforça o projeto Crédito Rosa, voltado para mulheres que empreendem e desejam obter financiamento.




Serviços do programa Seduc Atende, com atualização de documentação para o Passe Livre e agendamento para emissão de 2ª via no site do Sinetram, também estão disponíveis, por meio do Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Informações gerais dos serviços e atendimentos da secretaria como EJA, matrículas e 2ª via de certificados são ofertadas. 


O projeto Mania de Ler, espaço volante de literatura infantil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), também está no Ceti João dos Santos Braga. A Trupe Criatê participa da programação com o "Barquinho Infância", que proporciona recreação, contação de histórias e brincadeiras. 


Saúde


A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza atendimentos na Estação do Coração, Estação da Mulher e Estação Mente Zen. 

 

A FVS-RCP disponibiliza, ainda, todas as doses da vacina contra a Covid-19, Influenza e Tríplice Viral.


Trabalho e consumidor


O Sine Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), integra o programa com serviços para cadastro para emprego, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital e orientações para o Mais Crédito Amazonas.

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) e o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) também atendem demandas da população da Cidade Nova. 


Segurança


A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), está presente no evento com escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde.

 

A Ouvidoria-Geral da SSP-AM realiza uma pesquisa de satisfação, no âmbito da Segurança Pública, com a população presente. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil comandam estandes de exposição e visitação no evento. 

 

Sobre o programa


Em quatro edições na capital, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados durante as ações nos bairros.

 

Idealizado pelo governador Wilson Lima, o Governo Presente é realizado a cada 15 dias em um bairro diferente da capital. Localidades como Compensa, Cidade de Deus, Armando Mendes e Parque São Pedro já receberam o programa, que oferece serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, crédito, trabalho e segurança pública, entre outras áreas.

 






Nenhum comentário