Pesquisa mostra Amazonino com 40,1%, Braga com 20,3% e Wilson com 16,6% - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Pesquisa mostra Amazonino com 40,1%, Braga com 20,3% e Wilson com 16,6%

A pesquisa foi realizada  em Manaus e 14 municípios do interior 


Num eventual segundo turno, Amazonino venceria Wilson Lima por 53,7% a 28,3%

Pesquisa eleitoral do INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP), divulgada nesta terça-feira (10), aponta que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera a preferência do eleitorado do Estado com 40,1% dos votos, seguido por Eduardo Braga (MDB) com 20,3%. E na terceira posição aparece o atual governador Wilson Lima (União Brasil) com 16,6%. Em quarto está Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,8%, seguindo por Carol Braz (PDT) com 5,8% e Marcelo Amil (Psol) com 0,9%. A pesquisa foi coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matemático e consultor estatístico. Foram ouvidos 1,8 mil eleitores em todo Estado, entre 27 de abril e 8 de maio. Além da capital, a pesquisa amostral incluiu 14 municípios selecionados por representarem com maior fidedignidade o eleitorado do interior. A pesquisa está registrada no TRE.


Os votos brancos ou nulos alcançam 2,7%, não sabem ou não responderam chegam a 1,2% e quem respondeu “nenhum dos candidatos” somam 6,4%. Os dados foram obtidos com aplicação de pesquisa estimulada.


Se forem considerados apenas os votos válidos, Amazonino soma 44,8% dos votos seguido pelo senador Eduardo Braga , com 22,7% dos votos. Wilson Lima (União Brasil) aparece com 18,5% dos votos válidos. Ainda no levantamento, Ricardo Nicolau (PSD) aparece com 6,6%, seguido de Carol Braz (6,4%) e Marcelo Amil, com 1% dos votos válidos.


O levantamento ainda apresentou as intenções de votos para segundo turno e constatou que o governador Wilson Lima perde em todos os cenários apresentados. Caso Wilson dispute o segundo turno contra Amazonino Mendes, o ex-governador teria 53,7% dos votos e o atual governador 28,3%.


No caso de uma disputa direta entre Braga e Wilson Lima, o senador teria 43,2% e o atual governador, 30,4%.


Já Wilson Lima lidera a rejeição, com 31,1%, o que torna o cenário mais difícil para o governador, principalmente na capital, com o quadro congelado no teto. A segunda maior rejeição é de Eduardo Braga, com 18,3%, enquanto que Amazonino Mendes está com 12,6%.


Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/politica/amazonino-e-braga-lideram-pesquisa-para-governo-do-amazonas/

Nenhum comentário