Pioneiro no país, serviço de assistência jurídica atendeu 1,5 mil policiais no Amazonas - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Pioneiro no país, serviço de assistência jurídica atendeu 1,5 mil policiais no Amazonas

Implantada pelo governador Wilson Lima, coordenadoria vem apoiando trabalho desempenhado pelos agentes de segurança

 


Em três anos, a Coordenadoria de Proteção ao Policial em Atividade (CPPA) já prestou assistência jurídica a mais de 1,5 mil policiais do Amazonas. Implantado pelo governador Wilson Lima, o serviço vem priorizando as garantias jurídicas em processos administrativos e criminais, além de apoiar o trabalho desempenhado pelos agentes de segurança.

Pioneira no Brasil, a iniciativa do Governo do Amazonas atende os procedimentos de policiais militares, civis, bombeiros, agentes prisionais e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O projeto funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Defensoria Pública do Estado.

De acordo com o chefe do Departamento na SSP, delegado André Sena, a criação do CPPA surgiu com a necessidade de atender a demanda de policiais que respondiam processos judiciais relacionados às suas atividades.


“Esses policiais precisavam de um apoio jurídico, mas tinham que arcar com o custo disso. Sendo assim, de forma sensível, o Governo criou esse setor e um corpo jurídico, em parceria com a Defensoria Pública, para prestar essa assistência ao policial de forma gratuita, sem que ele precise tirar do próprio bolso”, ressaltou o delegado.

Atualmente, a Coordenadoria de Proteção conta com seis advogados, que estão defendendo 169 servidores do Sistema de Segurança. Segundo o delegado, os atendimentos também são realizados no interior do estado.

“Se há uma demanda no interior, que precisa de um advogado presencial, o policial faz contato conosco, nós enviamos um advogado daqui, para fazer uma audiência onde quer que seja, Corregedoria-Geral, Delegacia, Tribunal de Justiça, é assim que funciona”, explicou André Sena.

Em municípios que possuem Defensoria Pública, o defensor público é deslocado para o atendimento. A Coordenadoria de Proteção ao Policial em Atividade possui telefone que funciona 24 horas por dia para atender os servidores.

 


O número é (92) 99194-7178, onde o agente pode ligar solicitando os serviços. A solicitação também pode ocorrer por meio do e-mail: cppa@ssp.am.gov.br.

 

FOTOS: Tácio Melo/Secom

Nenhum comentário