Ricardo Nicolau defende linha de financiamento para popularizar energia solar - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Ricardo Nicolau defende linha de financiamento para popularizar energia solar

Parlamentar afirma que o governo erra em não incentivar, via Afeam, a compra de painéis solares para geração de energia limpa e mais barata.


O deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade) critica a falta de uma linha de financiamento do governo do estado para a aquisição de painéis solares, como forma de garantir o acesso a energia mais barata e sustentável. O parlamentar defende o uso de fontes renováveis como forma de auxiliar a população diante dos constantes reajustes nas contas de energia.

“Eu acredito que é preciso criar alternativas para que as pessoas possam adquirir os painéis e todo o sistema de energia solar para as suas casas. A Afeam (Agência de Fomento do Amazonas) tem um fundo e pode fazer uma linha de financiamento para que o cidadão tenha energia com os painéis solares”, disse.

O Amazonas está ligado ao Sistema Elétrico Nacional e, portanto, está sujeito a variações das bandeiras tarifárias. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também defendeu a ampliação  do uso de gás natural como fonte de energia. 

“Ainda é muito tímido o uso do gás natural. Não se vê nos condomínios e ainda é pouco usado pelas indústrias”, afirma. 


Governo sem força política

Ricardo Nicolau defendeu ainda que haja concorrência para que outras  empresas forneçam energia elétrica no Amazonas. Porém, o deputado afirma que o governo do Amazonas não tem força política para intermediar, em Brasília, soluções que possam fazer com que a energia fique mais barata para o consumidor final. 

“Precisamos ter um governo forte, que defenda, em primeiro lugar, o nosso estado e não que fique por debaixo dos panos tentando fazer acordos eleitorais. O governador é eleito para defender o seu estado e não fazer politicagem”, ressalta o deputado.


Foto: Marcelo Cadilhe 


Nenhum comentário